SMART FORTALEZA: Energia Solar passa a marca de 10 mil sistemas fotovoltaicos em todo estado

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Saiba como foi desenvolvido o processo de implantação dos sistemas de energia solar no estado do Ceará

Já foram aplicados mais de 10 mil recursos de energia solar no estado do Ceará. A instalação foi realizada em casas, apartamentos, empresas, edifícios públicos e áreas rurais.

É válido destacar que apenas durante o ano de 2020 foram inseridos mais de 6.000 sistemas de distribuição e geração de energia fotovoltaicos.

A marca ultrapassou em mais de 130% do total de instalações realizadas durante o ano de 2019, que ocupou cerca de 2.600 novas fontes recebidas. 

Sendo assim, apenas no mês de janeiro até fevereiro de 2021, já foram adicionados mais 620 novos sistemas de energia solar, o que equivale a uma grande quantidade. 

Potência solar no Ceará

As novas aquisições para energia solar na cidade de Fortaleza e em todo estado do Ceará totalizaram mais 170 megawatts de potência.

Sendo assim, esse resultado propõe ao estado o título de 9º lugar na presença de energia solar em todo o país. 

No Nordeste, o estado lidera a atividade, sendo o maior receptor de sistema fotovoltaico em toda a região.

Ademais, de acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), do total de instalações do último ano (2020), mais de 4.500 foram em edifícios residenciais, 990 em prédios comerciais, 374 em ambientes rurais e o restante foi subdividido em prédios públicos e industriais. 

E mais, são mais de 180 cidades contempladas com o sistema de energia solar, que compreendem, pelo menos, uma instalação em cada uma delas.

Até o ano de 2023, a estimativa é que esse número seja cerca de 4 vezes maior que o atual, com uma tendência cada vez maior de utilização da capacidade fotovoltaica.

O desenvolvimento do estado

A Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) é a responsável pelo desenvolvimento de políticas para a implantação desse método que fortalece a sustentabilidade e protege o meio ambiente. 

Sendo assim, de acordo com o coordenador da instituição, Jonas Becker, o uso desse artifício possui uma grande importância socioeconômica e ambiental, de modo que o investimento nessas atividades também é válido para promover renda aos trabalhadores e levar empresas a essa causa.

No Brasil, o uso do sistema solar como fonte de energia ultrapassou 60% em comparação com o ano de 2019, o que foi um aumento expressivo nesse investimento em torno do país.

Isso porque, em 2020, esse número totalizou mais de 200 mil sistemas, enquanto em 2019 havia 122 mil. 

No mais, segundo outro profissional responsável pela Absolar, o uso estratégico desse tipo de energia tem uma tendência cada vez maior, tendo em vista o desenvolvimento social e econômico, e não só no Ceará, mas em todos os estados do país. 

Isso é associado principalmente ao cenário de pós-pandemia que estamos vivenciando, em que os desempregados estão em alta e a necessidade de extensão dos cargos para o contínuo desenvolvimento precisa de um aumento. 

O modo de distribuição solar

Para finalizar, a distribuição da energia solar é obtida através do ato de captar a luz do sol para assim, haver a sua transformação em sistema elétrico. Os painéis são utilizados para conduzir essa etapa.

Sendo assim, o seu uso pode ser feito através de sistemas de microgeração (até 75 quilowatts) e/ou minigeração (até cinco megawatts).

Os principais fatores positivos nesse método é a sua maior capacidade de economizar mais de 90% nos custos para casas, apartamentos, prédios comerciais, iluminação das ruas, estabelecimentos empresariais, prédios públicos e muitos outros locais. 

Venha ser um empreendedor Smart

A adoção de sistemas como a energia solar é uma solução para os resultados de pós-pandemia.

Isso equivale à transformação de uma ideia sustentável em renda para muitas famílias que sofreram com o desemprego. 

Contudo, assim como na contabilidade, muitas dessas pessoas utilizaram essa situação para se reinventar e aproveitar esse momento como uma oportunidade de empreender, o que de fato aconteceu, já que foi apenas um estalo para transformar sonhos que já existiam.

Empreender é isso. Trata-se de desenvolver as suas habilidades em prol de causas sociais e econômicas como a energia solar, mas também de realização pessoal e profissional que muitas vezes não há na zona de conforto de um emprego fixo.

É para isso que a Smart Coworking existe! Para auxiliar você a gerir o seu negócio e desenvolver seu sonho a partir de um espaço moderno, inovador e repleto de possibilidades para iniciar uma nova fase na sua vida. 

Sendo assim, oferecemos a melhor experiência em um serviço de coworking (escritório compartilhado) com um ambiente cercado de profissionais que querem investir em si e desenvolver os seus negócios. 

Além de maiores oportunidades, você garante um networking, menor investimento inicial e produtividade nas atividades. 

Entre em contato conosco e saiba mais sobre os nossos serviços!

Meta-descrição: Saiba mais sobre o desenvolvimento da energia solar no estado do Ceará e as suas implicações para o setor socioeconômico 

Saulo Da Rós

Saulo Da Rós

Saulo Da Rós é Autor do Método O Empreendedor Smart, CEO e Founder do Coworking SMART. Pós-graduado em Planejamento e Gestão pela Universidade Federal do Paraná – UFPR e Master Coach FEBRACIS. Criador do Método Empresa Smart, ensina um passo a passo detalhado e comprovado para reduzir os custos e a burocracia dos negócios de seus clientes.
logo_smart.png
  • (61) 3221-1000
  • (61) 98117-0468

Brasília – Asa Sul
​Av. W3 Sul CRS 502 Bl C Loja 37

Brasília – Asa Norte
Av. W3 Norte SEP/N 504 Bl A 3º Andar

TERESINA/PI
Av. Homero Castelo Branco, nº 383​, Jóquei​

CURITIBA/PR​
Rua Mateus Leme, nº 1245, São Francisco

  • Copyright 2020 Smart Escritórios Inteligentes - CNPJ: 19.611.273/0001-09