SMART NITERÓI: É assim que será o Carnaval 2021 em Niterói

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Os feriados são momentos de descanso para milhares de brasileiros, mas, parece que o Carnaval 2021 será um pouco diferente.

Estamos acostumados a dizer que “no Brasil, o ano só começa depois do carnaval”; no entanto, com a pandemia causada pelo coronavírus Sars-Cov-2, a festa mais tradicional do país deve ser diferente este ano.

Na verdade, isso é o que esperamos.

Nas festas de Natal e fim de ano vimos, em muitas regiões do país, pessoas desrespeitando as regras de biossegurança, colocadas precisamente para diminuir os riscos de contágio.

Contudo, irresponsavelmente, milhares de pessoas viajaram para as praias, e vimos cenas preocupantes de festas sendo realizadas como se nada estivesse acontecendo.

O resultado foi visto nas primeiras semanas do ano quando o número de contágios subiu em muitas regiões do país.

Já era previsto desde os meses finais do ano passado, e logo foi confirmado no começo deste ano: o Carnaval 2021 será cancelado.

De fato, não há a menor condição de realizar semelhante evento multitudinário em nenhuma circunstância.

O país continua amargando mais de 1000 mortes por causa da Covid-19 todos os dias, o plano nacional de vacinação avança em marcha lenta, e os sistemas de saúde de vários estados já colapsaram ou ameaçam passar por isso.

Veja: WhatsApp lança ferramenta de videochamadas para versão de PC

Definitivamente, não temos nada a celebrar.

E para evitar que pessoas que se acham muito “espertinhas” aproveitem os dias de feriado do carnaval 2021 para fazerem festas ou viajarem às praias expondo-se e expondo outras pessoas às consequências devastadoras da Covid, estados e municípios já anunciaram que os dias de carnaval serão dias laborais.

Na verdade, o carnaval não é propriamente um feriado nacional, mas, como já sabemos, durante a festa o país praticamente para.

Contudo, o carnaval é feriado em algumas cidades do país como no Rio de Janeiro, e ponto facultativo em outras, como Belo Horizonte, Salvador e São Paulo, por exemplo.

Várias dessas cidades, como o Rio de Janeiro e Niterói, já anunciaram o cancelamento do feriado e dos pontos facultativos.

Os comerciantes de todo o estado do Rio de Janeiro poderão trabalhar durante os dias do Carnaval 2021.

A informação foi confirmada pela Fecomércio-RJ, que firmou um acordo com o Sindicato dos Trabalhadores no Comércio do Rio de Janeiro.

A ideia das instituições é aproveitar os dias que antes seriam de folia para fazer a economia circular, mesmo tempos tão atípicos como esses.

Clique e veja como aproveitar a data para dar uma alavancada no seu negócio.

No município do Rio de Janeiro, a decisão foi tomada pelo prefeito Eduardo Paes que, em um primeiro momento, havia decretado ponto facultativo nas repartições públicas municipais apenas na segunda-feira de Carnaval, dia 15 de fevereiro.

Contudo, o prefeito decidiu revogar a decisão, na segunda-feira (01), para evitar aglomerações em pontos da cidade.

Com isso, a segunda-feira de carnaval (15/02) será um dia comum de trabalho para os servidores públicos.

Já no dia 16, terça-feira de Carnaval, o feriado segue decretado, segundo o calendário. Além disso, a quarta-feira de cinzas também será feriado.

Mas, os comércios poderão funcionar durante todos esses dias. Segundo a Fecomércio-RJ, inclusive na terça-feira de carnaval e na quarta-feira de cinzas o comércio poderá funcionar de forma integral.

Os comerciantes deverão decidir se seus negócios abrirão ou não nesses dias.

A ideia, como dissemos, é que durante esses dias a economia continue movimentando, mesmo no menor mês do ano.

Já no âmbito estadual, o Governo do Estado autorizou que seus órgãos e entidades decretassem ponto facultativo apenas na segunda-feira de Carnaval, dia 15 de fevereiro.

Enquanto isso, os dias 16 e 17, terça de Carnaval e a quarta de cinzas, respectivamente, seguirão sendo feriado.

No Rio de Janeiro, as festas e blocos de Carnaval também estão canceladas.

Em meados do ano passado, alguns acreditavam que a festa do Rei Momo poderia ser transferida para julho, mas agora já sabemos a total inviabilidade disso acontecer.

O prefeito Eduardo Paes também já afirmou o mesmo.

“Nunca escondi minha paixão pelo carnaval e a visão clara que tenho da importância econômica dessa manifestação cultural para nossa cidade.

No entanto, me parece sem qualquer sentido imaginar a essa altura que teremos condições de realizar o carnaval em julho”, disse o prefeito que logo manifestou a expectativa de voltar a celebrar a festa em 2022, quando, eventualmente, a população esteja vacinada.

Em Niterói, a Prefeitura Municipal decretou ponto facultativo nas repartições públicas no dia 15 de fevereiro.

No entanto, festas e outros eventos, públicos ou privados, seguem proibidos durante o período de Carnaval (do dia 12 ao 17 de fevereiro).

A terça-feira de Carnaval e a quarta-feira de cinzas também continuarão sendo feriados.

Em São Gonçalo

A Prefeitura de São Gonçalo ainda não informou nenhuma decisão sobre os dias de feriado.

Clique aqui e veja estudo que mostra que 30% das empresas devem manter home office após a pandemia

Ano diferente

No Rio de Janeiro, os últimos finais de semana já foram o suficiente para notar a diferença com os mesmos dias do ano passado, quando milhares de pessoas acompanhavam os blocos de carnaval pelas ruas da cidade, inclusive semanas antes da data oficial da folia.

Inscreva-se para o curso de empreendedorismo feminino.

Saulo Da Rós

Saulo Da Rós

Saulo Da Rós é Autor do Método O Empreendedor Smart, CEO e Founder do Coworking SMART. Pós-graduado em Planejamento e Gestão pela Universidade Federal do Paraná – UFPR e Master Coach FEBRACIS. Criador do Método Empresa Smart, ensina um passo a passo detalhado e comprovado para reduzir os custos e a burocracia dos negócios de seus clientes.
logo_smart.png
  • (61) 3221-1000
  • (61) 98117-0468

Brasília – Asa Sul
​Av. W3 Sul CRS 502 Bl C Loja 37

Brasília – Asa Norte
Av. W3 Norte SEP/N 504 Bl A 3º Andar

TERESINA/PI
Av. Homero Castelo Branco, nº 383​, Jóquei​

CURITIBA/PR​
Rua Mateus Leme, nº 1245, São Francisco

  • Copyright 2020 Smart Escritórios Inteligentes - CNPJ: 19.611.273/0001-09