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Smart Niterói: O que é Branding e, porque as grandes marcas usam?

Você sabe o que é branding? Se a resposta for não, você certamente precisa conhecer. Afinal, as grandes marcas o usam para serem um verdadeiro sucesso, veja como aplicar na sua também

No texto de hoje, vou mostrar o conceito de Branding, e algumas estratégias chaves para trabalhar esse conceito na sua empresa. Também vou mostrar porque as grandes marcas utilizam o conceito de Branding para crescer e conquistar ainda mais clientes/seguidores.

Entendendo o que é Branding, você verá um leque de opções se abrir, para conseguir consolidar a sua marca entre as grandes do seu segmento. Se o seu objetivo é crescer a sua empresa e torná-la cada vez mais reconhecida é obrigatório você conhecer o Branding. 

O Que é Branding?

Branding é uma palavra em inglês que significa marca, mas no conceito de marketing que estamos estudando hoje, Branding é a forma que ocorre a gestão da marca de determinada empresa, com as ações que visam tornar a marca da empresa mais sólida com os consumidores.

O processo do Branding é feito para resultados de médio a longo prazo, porque por melhor que seja uma estratégia e seja o desejo de todo empreendedor, não é do dia para a noite que é possível ser o líder dentro de seu segmento.

Dessa forma, existem inúmeras ações que devem ser planejadas e também executadas para conseguir os resultados. O Branding não é apenas sobre propaganda, mas sim criar um vínculo emocional com o consumidor. Tornando sua marca uma referência para essas pessoas.

Então, todos os envolvidos devem estar centrados de corpo e alma, para conseguir chegar à excelência do Branding.  Afinal, se a própria empresa não acredita na sua filosofia, não tem estratégia nenhuma que vai fazer o barco nadar a favor da correnteza. 

O Que é Marca?

Agora que entendemos o que é Branding, vamos partir para tudo o que representa uma marca, para só dessa forma, entender como o Branding poderá ser aplicado e ter excelentes resultados.

A marca não tem a ver apenas com o logo da empresa, longe disso. A marca é tudo que remete a marca, seja um som, uma música, um slogan, forma de interagir, campanhas, etc. Tudo que de alguma forma esteja ligado a empresa.

Tornar a sua marca em algo único é o começo para se destacar das demais. Quando a sua marca é única e possui muito valor envolvido (e não falo apenas de poder financeiro, mas sim de relevância), ela passará a ser vista com outros olhos pelas pessoas.

No fim das contas, a marca é tudo aquilo que a empresa faz para chegar até mais pessoas e ser reconhecida. No final desse artigo, vou te explicar porque as grandes marcas levam esse conceito tão a sério e usam tanto. Agora vou te mostrar as 3 melhores estratégias do Branding para sua empresa.

Como Fazer Branding na sua empresa: 3 estratégias de eficazes

Após termos claro o que é uma marca e o que é Branding, precisamos ver as melhores formas de utilizá-la na sua empresa. Afinal, o único jeito de saber se a sua marca dará certo é colocando estratégias em prática. 

Neste blog, você também encontra um artigo excelente sobre ações de  marketing que não podem faltar na estratégia das pequenas e médias empresas, que também irá te ajudar a desenvolver ainda mais sua marca. Não deixe de ler.

Construção da sua marca

Como já ficou claro, a melhor forma de trabalhar o Branding é através da construção de uma marca sólida e consolidada com o grande público. O que também ocorre muito é a reformulação de uma marca que já existe. Para criar uma nova cara e conseguir mais sucesso.

Existem dois elementos que vão garantir uma construção (ou reconstrução) de uma marca:

Identidade visual

Na identidade visual podemos destacar:

  • As cores: utilize cores que transmitem sensações positivas com seu público (se ficou na dúvida, veja nosso artigo sobre neuromarketing, especialmente onde falamos do significado das cores);
  • Logo: embora a marca não seja apenas o seu logo, ele é muito importante para a construção da mesma, pois será ele que estará estampado em tudo que estiver ligado a sua marca;
  • Tipografia: tipografia é a fonte de letras escolhida para compor a sua marca, é muito importante, pois tem forte apelo de aceitação ou rejeição por parte do público;

Posicionamento

No posicionamento podemos destacar:

  • Valores: onde a empresa mostra o que realmente é importante para ela;
  • Tom de voz: é a forma que sua empresa vai se comunicar com as pessoas, seja mais séria ou descontraída;
  • Linguagem: são as expressões e palavras que vão te trazer mais próximo do seu público;
  • Canais: é onde a empresa identifica os meios de comunicação que mais combinam com a proposta da marca.

Marketing de conteúdo

Uma forma excelente de trazer maior reconhecimento para sua marca é através do marketing de conteúdo. Sendo uma estratégia excelente para maximizar o Branding em sua empresa.

Afinal de contas, especialistas indicam que campanhas de marketing de conteúdo trazem mais resultados que campanhas simples de marketing. Gerar um conteúdo relevante vai te trazer cada vez mais perto do seu público. 

Pois, os clientes vão perceber que sua marca está preocupada em trazer algo que vai agregar para eles, e não apenas que você está preocupado em vender um produto. Isso faz com que a sua marca fique em evidência e agregue cada vez mais valor à sua empresa (frente ao público em geral)

As redes sociais

As redes sociais movem bilhões de pessoas no mundo todo. Com isso ter uma presença forte no mundo digital, vai fazer a sua marca ser reconhecida por muito mais pessoas.

Entenda, algumas marcas já têm milhões de seguidores, porque já eram famosas antes das redes sociais. Já outras se tornaram fortes justamente por entender a importância das redes sociais e trabalhar a sua imagem nelas.

Através das redes sociais é possível trabalhar todos os âmbitos das estratégias que listamos aqui (e muito mais!). Além do que, a marca estará mais próxima dos seus consumidores e poderá falar diretamente com eles. Podendo:

  • Utilizar das publicações para ampliar ainda mais a identidade visual da sua marca;
  • Reforçar ainda mais o posicionamento da empresa, mostrando ainda mais seus valores;
  • Gerar conteúdos que agreguem valor e que atendam as expectativas das pessoas;
  • Além disso, se comunicar diretamente com as pessoas, e tendo a oportunidade de responder alguns comentários.

+Veja de que forma as mudanças recentes do Instagram afetam o marketing das empresas.

Porque as grandes marcas usam o Branding?

Se você leu com bastante atenção, você certamente entendeu o porque o Branding é um verdadeiro sucesso entre as maiores marcas. Mas se deixou passar algo, não se preocupe vou te explicar.

Você certamente tem suas marcas preferidas de várias coisas ou sabe quais são as mais buscadas pelas pessoas. Ninguém precisou te apresentar para a Coca-Cola ou a Nike, por exemplo. Elas já fazem parte do que é tido como normal.

Essa fama foi construída através do Branding, onde as grandes marcas buscam cada vez mais criar uma ligação emocional com seu público. Construindo uma verdadeira base de fãs espalhadas pelo mundo todo.

E acredite, as grandes marcas tiveram que entender seu público e a partir disso traçar estratégias para conseguir conquistar cada vez mais pessoas. Essa tarefa não é fácil, mas todas as marcas mundialmente reconhecidas, hoje tiveram que usar do Branding para chegar ao sucesso.

Marcas como: Apple, Samsung, Coca-Cola, Pepsi, Nike, Adidas, Puma, Calvin Klein, Unilever, Nestlé, entre outras gigantes, são muito mais que uma simples marca, são uma voz ativa na cabeça do público. 

A experiência faz parte do pacote, você não está consumindo um refrigerante, você está tomando uma Coca-Cola. Você já visualiza essas marcas quando pensa em determinado produto. 

Importante: algumas empresas utilizam o branding em uma escala regional e/ou nacional, e isso também funciona muito bem. Não precisa ser uma empresa mundial para trabalhar a sua marca e ter sucesso. Dessa forma, a sua empresa (mesmo pequena) também deve utilizar o Branding para crescer.

Grandes empresas também são aquelas que fazem sucesso dentro de um país ou estado apenas (até mesmo na sua cidade é possível utilizar o Branding e ter resultados). No Brasil, temos muitos exemplos de empresas que são enormes sem ter que sair do país. Afinal, as gigantes um dia já foram pequenas.

Conclusão

No texto de hoje, mostrei o que é Branding, suas formas de aplicação e sua importância para as grandes marcas. Para você que busca tornar a sua empresa uma referência, você deve trabalhar em tudo que compõe a sua marca.

Se a sua empresa ainda está no campo das ideias, já começe do jeito certo, aplicando o Branding para construir sua marca da melhor forma possível, com todos os elementos que são importantes para uma marca.

Agora, se você já possui uma marca, mas ele é desconhecida da maioria das pessoas, use o Branding para reconstruir totalmente a sua marca, trazendo uma nova identidade visual e elementos chaves para o sucesso.

Estar cada vez mais perto do público, fazer parte do seu pensamento e do seu coração, é uma tarefa que leva tempo. Porém, o Branding é a forma mais rápida (mesmo que seja algo de médio longo prazo) e eficaz de conseguir esse objetivo.

Para mais artigos sobre marketing e empreendedorismo, continue lendo os artigos deste blog. Agradeço a sua leitura e nos vemos em breve.

Saulo Da Rós

Por Saulo Da Rós

Saulo Da Rós é Autor do Método O Empreendedor Smart, CEO e Founder do Coworking SMART. Pós-graduado em Planejamento e Gestão pela Universidade Federal do Paraná – UFPR e Master Coach FEBRACIS. Criador do Método Empresa Smart, ensina um passo a passo detalhado e comprovado para reduzir os custos e a burocracia dos negócios de seus clientes.

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