Categorias
Empreendedorismo Entretenimento

Smart Rio: Como Round 6 pode te ajudar a manter a saúde da sua empresa?

Já assistiu ao novo grande sucesso da Netflix, Round 6? Ainda não? Saiba que ela tem muito a te ensinar sobre manter a saúde da sua empresa. 

A série Round 6 se tornou uma das mais assistidas na história da Netflix. Essa produção sul-coreana, já chegou causando e conquistou o mundo todo. Mas ela é muito mais do que apenas entretenimento, ela traz algumas lições que podem ajudar empreendedores a manter a saúde de sua empresa.  

Se você não acompanhou o hype dessa série, vou te contextualizar ao longo do texto. Embora seja uma excelente série, que vai te prender do início ao fim, cheia de ação e suspense, nas entrelinhas ela é muito mais do que isso. 

Servindo com excelentes paralelos com o mundo dos negócios, onde decisões ruins levam empresas à falência, como ocorre com os personagens da história. Por isso, vou te mostrar que erros claros que os personagens cometem devem ser evitados em seu negócio.

Sinopse da série

Round 6 (ou “jogo da lula”, no contexto original) narra a história de um jogo onde centenas de jogadores são levados para uma ilha, para passar por provas de literalmente, vida ou morte, através de adaptações de jogos infantis sul-coreanos. Quem sobreviver levará para casa uma quantia milionária.

Ao longo da história somos apresentados a diversos personagens onde entendemos melhor o contexto que os colocaram ali. Sendo que a maioria tinha algo em comum: estar falido e precisar de muito dinheiro para arrumar sua vida. 

Alguns personagens têm outras motivações, mas não vou falar mais para não atrapalhar a experiência de quem ainda não viu essa série. Mas a grosso modo todos estão lá porque estão falidos ou precisam de muito dinheiro para tentar mudar de vida.

Erros de Round 6 que não devemos cometer

Analisei alguns dos principais erros que os personagens cometem dentro dessa história, para traçar paralelos com o mundo dos negócios. O texto terá alguns spoilers, a maioria será inofensiva, mas caso tenha um spoiler importante vou avisar previamente.

Má administração do dinheiro

Se os personagens tivessem seguido essa regra nem teriam entrado no jogo. Tendo em vista que praticamente todos estão lá para ganhar dinheiro por erros que cometeram. 

Seja do lado pessoal ou profissional, administrar bem seus recursos financeiros, é essencial para a saúde de qualquer negócio. Com isso, aprendemos que é preciso analisar muito bem questões financeiras, para não entrar no caminho errado e perder tudo.

Falta de dinheiro é o motivo principal das empresas fecharem/falirem, justamente pelas pessoas negligenciarem a sua importância. Quem entende de administração sabe que é o pior erro, porque sem dinheiro todo o negócio cairá pouco a pouco.

Sem dinheiro uma empresa, começa a atrasar impostos, atrasar salários, atrasar pagamentos aos fornecedores, etc. Com isso, se mantendo por muito tempo a empresa logo terá um colapso.

Isso fica bastante claro na série quando a má administração do dinheiro, literalmente leva os personagens à morte. É possível ver o jogo como a última chance para essas pessoas, onde a chance de sucesso é menor que 1%.

O efeito “bola de neve” que as dívidas têm, fica explícito na série, mostrando que o caminho da péssima administração do dinheiro além de ser um caminho sem volta, é um caminho que só piora.

Se você é um empreendedor ou pretende ser, tenha a noção clara que você precisa de dinheiro e precisa saber administrar esse dinheiro, para manter a saúde da sua empresa e pouco a pouco conquistar o sucesso que deseja.

Essa foi a lição que aprendemos antes mesmo dos personagens entrarem no Round 6, porém alguns empreendedores já cometeram o erro da má administração. Por sorte, a série também mostra como a gestão de crise correta ajuda muito a superar os problemas. 

Raciocínio frente às crises é uma poderosa arma do administrador

Empreender é sobre saber usar o raciocínio a seu favor, principalmente em meio a crises. Afinal, empreender com tudo dando certo é fácil, porém utópico, dessa forma é preciso estar preparado para mandar o raciocínio afiado em momentos de crise.

A série mostra que os personagens que usaram o raciocínio, conseguiram chegar mais longe no jogo. Onde muitos sucumbiam diante dos problemas, outros acharam soluções criativas. Tem uma cena que ilustra muito bem isso, envolvendo um dos participantes, a dos biscoitos de açúcar derretido.

Perder a calma deve ser a última coisa que um empreendedor deve fazer, pois com isso, ele irá tomar decisões erradas e por tudo a perder. Manter a calma e a resiliência é essencial para superar uma crise.

Infelizmente, muitos empreendedores não têm essa habilidade e levará inevitavelmente a empresa a perder tudo no primeiro problema que aparecer. Com muitos perdendo a noção da realidade e de raciocínio quando se vêem em meio a uma dificuldade.

É claro, que o ideal é não entrar em uma crise, porém, o mundo dos negócios não é tão preciso assim, e muitas vezes, problemas são invertíveis. Porém, a forma que você vai lidar com isso é totalmente controlável, mostrando que o espírito empreendedor deve existir também nas dificuldades.  

Trabalho em equipe

Embora o jogo tenha apenas um vencedor, em uma das provas o trabalho em equipe é colocado a prova. Mostrando que a equipe mais preparada conseguia sair com vida, enquanto a outra não.

Essa prova era uma prova de força e estratégia, onde com inteligência uma equipe mais “fraca” conseguiu se organizar e superar os mais “fortes”. Para que isso fosse possível a equipe seguiu um plano à risca.

O plano garantiu que cada um estivesse no lugar certo, para fazer tudo funcionar e obter êxito no fim de tudo. Mostrando que mesmo que algo pareça perdido, é possível com um bom plano escapar disso.

Trazendo para a realidade das empresas, fica claro que ter uma equipe preparada é fundamental para que o negócio funcione e que seja possível superar as crises. Mostrando a importância de ter colaboradores especializados nas suas áreas, para que a empresa se torne sólida.

Com isso, será possível tirar o melhor de cada um e garantir que todos façam a sua parte. Uma equipe preparada é o grande diferencial de uma empresa frente a seus concorrentes.

Por isso, na hora de montar a sua equipe, procure pessoas com talentos que claramente procurem crescer e se desenvolver, para que sua empresa possa fazer o mesmo.

Invista no treinamento da sua equipe, garantindo que todos fiquem sempre atualizados em suas áreas e com isso, possam ajudar a empresa a chegar em seus objetivos.

Esteja pronto para surpresas

Alerta de spoiler! 

Se não viu a série recomendo assistir e voltar para ler essa última lição, após concluir os episódios.

Na série, além dos participantes e membros que fazem o jogo funcionar (os “minions” do lugar), acompanhamos um policial que está investigando a ilha do jogo atrás de seu irmão que havia desaparecido.

Ele investiga o lugar a fundo, a fim de revelar esse tenebroso jogo ao mundo. Porém, ele descobre que seu irmão é um dos principais responsáveis pelo jogo, sendo o anfitrião do lugar (não é o responsável geral, mas tem um papel de bastante destaque).

Dessa forma, ele tenta fugir, mas acaba sendo pego e morto pelo próprio irmão. Mostrando que nem sempre a situação é como imaginamos. Seguindo com um excelente conselho que devemos estar preparados para surpresas.

Embora, ninguém queira que algo ruim aconteça é preciso saber lidar com elas quando aparecem (sendo boas ou ruins). Mostrando que apenas absorvendo e se refazendo é possível manter-se vivo, frente a surpresas desagradáveis.

Conclusão

No texto de hoje, te mostrei que é possível tirar excelentes lições de empreendedorismo através da cultuada série Round 6. Usando o exemplo dos personagens, empreendedores podem ver os principais erros que cometem cuidando de suas empresas.

Recomendo fortemente, que quem ainda não viu, dê uma chance para essa série. É uma série curta, com apenas uma temporada. Onde é possível assistir tranquilamente em um fim de semana. Sendo diversão garantida, além de trazer excelentes reflexões.

Assim como Round 6, existem excelentes séries, filmes e até brincadeiras com muito a nos ensinar sobre empreender. Podendo aliar diversão com aprendizado. Inclusive o blog da Smart tem artigos especiais que falam sobre isso:

Além desses, o blog tem centenas de artigos relevantes sobre empreendedorismo. Onde você vai aprender a ser um empreendedor muito mais inteligente. Por isso, acompanhe e coloque-o nos seus favoritos.

Compartilhe esse artigo nas suas redes sociais, para que quem ainda não viu Round 6, saiba que vai poder tirar excelentes lições de empreendedorismo, assistindo a essa série.

Agradeço a sua leitura e nos vemos em breve.

Saulo Da Rós

Por Saulo Da Rós

Saulo Da Rós é Autor do Método O Empreendedor Smart, CEO e Founder do Coworking SMART. Pós-graduado em Planejamento e Gestão pela Universidade Federal do Paraná – UFPR e Master Coach FEBRACIS. Criador do Método Empresa Smart, ensina um passo a passo detalhado e comprovado para reduzir os custos e a burocracia dos negócios de seus clientes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *