Categorias
Administração

Smart Rio: Quais benefícios as empresas podem oferecer para melhorar a qualidade de trabalho dos seus colaboradores?

Ter benefícios em uma empresa é uma excelente forma de melhorar a qualidade de trabalho. Conheça os principais que uma empresa pode oferecer para seus colaboradores.

Buscar melhorar a qualidade de trabalho deve ser o foco de todas as empresas, e uma das formas de fazer isso é investir em benefícios para seus colaboradores. Afinal, é dessa forma que os colaboradores trabalharão muito mais motivados.

Por isso, todo empreendedor que visa o máximo de sua empresa deve oferecer vantagens para que seus colaboradores fiquem cada vez mais satisfeitos para trabalhar. Entender isso é fundamental para construir uma relação mais harmoniosa entre empresa e colaborador.

No texto de hoje, vou apresentar alguns benefícios que os empreendedores podem oferecer para os colaboradores para melhorar a qualidade de trabalho e com isso ter ainda mais sucesso em seu negócio. 

Benefícios para melhorar a qualidade de trabalho

Esse é um ponto muito importante no contexto empresarial. Como dito na introdução, vou mostrar pontos que a empresa possa usar como benefício para manter os colaboradores motivados e consequentemente melhorar a qualidade de trabalho.

Tendo em vista que oferecer benefícios aos colaboradores, vai ajudar a aumentar a motivação e satisfação da equipe, melhorar a produtividade, a saúde dos colaboradores e o clima organizacional. Além de melhorar a imagem da empresa, vai ajudar a trazer e manter talentos.

Colaboradores quando percebem o esforço da empresa em seu bem-estar, vão trabalhar muito melhor, trazendo muito mais resultados para a empresa. Isso pode ser facilmente percebido por nós mesmos, que quando bem motivados rendemos muito mais, em qualquer esfera de nossa vida.

Plano de Saúde

Esse é um benefício muito buscado por colaboradores, pois com ele terão acesso a muitos procedimentos de saúde. Sendo ainda mais valorizados por colaboradores que possuem família, porque podem incluí-los como beneficiários.

Um bom plano de saúde, será decisivo para muitos colaboradores entrarem para a empresa. Porque a maioria sempre dará prioridade à empresa que oferecer um excelente salário com o benefício do Plano de Saúde.

Quando falamos de benefícios para melhorar a qualidade de trabalho, falamos de benefícios que fazem os colaboradores trabalharem mais motivados. Dessa forma, o plano de saúde vai ajudar na forma que o colaborador sente-se valorizado e certamente, trabalhará com mais afinco. 

Plano de Carreira

Quando falamos de colaboradores é preciso entender os objetivos de cada um, para que dessa forma, seja possível ajudá-los cada vez mais. Dessa maneira, empresas que trabalham o plano de carreira de seus funcionários têm maiores chances de conseguir profissionais motivados.

A motivação é algo que muitas vezes vem de pequenos detalhes, por isso, é importante focar em todos os pontos possíveis. Quando um colaborador entra em uma empresa ele busca encontrar uma perspectiva de crescimento, onde entenda que se dedicando e se capacitando cada vez mais ele possa crescer.

Vale-alimentação

Falando em benefícios que são vistos como diferenciais importantes pelos colaboradores, outro ponto é que visto como muito vantajoso para quem o possui, é o vale-alimentação. Sendo um incentivo muito grande para os colaboradores.

Pois, na maioria dos casos, o vale-alimentação pode ser usado tanto para refeições quanto para compras em mercado, que como sabemos é um gasto muito relevante para as famílias brasileiras. 

Oferecer o vale-alimentação vai incentivar os colaboradores a valorizar ainda mais seus empregos e trabalhar de uma forma ainda melhor, para mostrar que considera a empresa como parte importante de sua vida.  

Vale-transporte

Como sabemos, muitos colaboradores precisam se deslocar vários quilômetros para poderem trabalhar. Com a gasolina cada vez mais cara, uma excelente saída para a maioria dos colaboradores é utilizar o transporte público (ônibus, em sua grande maioria).

Embora seja um gasto bem menor que ir de carro (e até do que ir de moto), ainda assim será um gasto elevado para a realidade da maioria dos trabalhadores brasileiros. 

Dessa forma, para esses casos, os colaboradores buscam sempre as empresas que oferecem o vale-transporte. Porque embora ainda se desconte uma porcentagem do colaborador é muito menor do que gastar com gasolina e manutenção dos veículos.

Além disso, empresas que oferecem o vale-transporte vão abrir um leque muito maior de colaboradores interessados (o que é excelente para a qualidade maior dos colaboradores), pois mesmo que morem longe serão amparados pelo benefício do vale-transporte.

Seguro de Vida

O seguro de vida é um benefício importante, pois será um amparo para o próprio colaborador (em caso de lesão ou acidente) e para sua família (em caso de morte por decorrência do trabalho). Sendo um benefício ainda mais valorizado por trabalhadores que trabalham com riscos.

Treinamento em Equipe

Pensar nos colaboradores de forma individual apenas, pode ser um “erro” nas empresas, tendo em vista que o colaborador faz parte de uma equipe. Quando falo de melhorar a qualidade de trabalho, é preciso ficar atento à forma que os colaboradores se relacionam entre si. 

Um dos benefícios que pode ajudar muito na relação da equipe (além de ajudar a capacitar ainda mais os colaboradores) é fazer treinamentos em equipe. Os treinamentos, vão ajudar a preparar os profissionais e melhor a relação entre eles. 

Dessa forma, eles irão interagir melhor, desenvolvendo um companheirismo que irá refletir e muito na relação nas empresas. Além disso, a boa relação entre os colaboradores será fundamental para o sucesso da empresa como um todo.  

Incentivo ao estudo (Bolsa de Estudo)

Bolsa estudo é um benefício que garante muitos talentos na empresa, tendo em vista que profissionais que buscam a especialização em suas áreas, irão valorizar demais esses benefícios.

Ainda mais se a atividade que ele executar estiver diretamente ligada com a área de estudo do mesmo. Quando a pessoa está fazendo um curso ou uma faculdade, é bastante provável que ela se sinta bem nessa área. Sendo assim, se executar esse tipo de trabalho, ele estará fazendo o que gosta.

Pessoas que trabalham com o que gostam, trabalham muito melhor e buscam cada vez se tornarem melhores ainda. E as empresas, é claro, irão tirar grande proveito disso. Com colaboradores muito mais dedicados e habilidosos em suas áreas.

Bonificações 

Não citei salário justo, pois não considero um salário justo um benefício, mas sim um direito de todo o trabalhador. Embora, a maioria das empresas pague apenas o piso, com aumentos proporcionais ao tempo na empresa. 

Um salário justo, nem sempre é respeitado no piso. Então, sim, se você busca colaboradores motivados, será excelente oferecer um salário acima do piso e da maioria da concorrência. 

Agora, se a sua empresa já paga um salário justo, é excelente usar bonificações/premiações para valorizar o bom desempenho e motivação de seus colaboradores. Premiando aqueles que mostrarem realmente vestir a camisa da empresa.

Extra: Valorização do colaborador como um todo (dia a dia)

Todos os benefícios que citei são muito bons e com certeza irão motivar a maioria dos bons colaboradores. Porém, é preciso entender que quando o assunto é melhorar a qualidade de trabalho da empresa, através dos seus colaboradores, é preciso ir além dos benefícios.

Sendo que de nada adianta oferecer “n” benefícios para o colaborador, se ele não for valorizado na empresa pelos seus superiores. Porque a relação abusiva entre patrão/encarregado e empregado é uma das maiores causas de desmotivação e levam bons colaboradores a pedir demissão.

Com isso, o dia a dia na empresa, deve ser de muito respeito e profissionalismo. Com um ambiente de trabalho mais equilibrado, os colaboradores e equipes, estarão muito mais propensos em dar o seu melhor. 

Preocupar-se com o lado humano é fundamental para construir uma ligação harmoniosa entre empresa e colaborador. Acreditar que apenas cifras irão manter um colaborador é pensar pequeno. Sentir-se valorizado vai além de salários, por isso, a empresa deve tratar o colaborador da melhor maneira.

Conclusão

No texto de hoje, mostrei que uma das melhores formas de melhorar a qualidade de trabalho, é investir em benefícios para os colaboradores. Para que com isso, eles se sintam mais motivados e buscando dar seu melhor. Dessa forma, certamente a qualidade de trabalho vai aumentar.

Empreendedores devem entender que quanto melhor a empresa (com os que façam por onde), mais fácil será encontrar pessoas que se aliem aos objetivos da empresa e que lutem por eles. Fazendo um casamento perfeito entre empresa e funcionários.

Para mais artigos sobre empreendedorismo de maneira geral e outros conhecimentos relevantes, continue acompanhando os artigos da Smart. Vou fazer três indicações de textos para você ler assim que acabar esse, para ampliar ainda mais seus conhecimentos:

Compartilhe este artigo em suas redes sociais para que mais pessoas aprendam sobre os benefícios que as empresas podem oferecer a seus colaboradores.

Agradeço a leitura e nos vemos em breve.

Saulo Da Rós

Por Saulo Da Rós

Saulo Da Rós é Autor do Método O Empreendedor Smart, CEO e Founder do Coworking SMART. Pós-graduado em Planejamento e Gestão pela Universidade Federal do Paraná – UFPR e Master Coach FEBRACIS. Criador do Método Empresa Smart, ensina um passo a passo detalhado e comprovado para reduzir os custos e a burocracia dos negócios de seus clientes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *