Categorias
Tecnologia

Smart São Paulo: O que é Metaverso, e o que podemos esperar?

No texto de hoje, vou te explicar o que é Metaverso e como ele irá funcionar. Siga comigo e saiba mais!

Sabia que a empresa Facebook mudou de nome? Não? Agora, ela se chama Meta. Desde que essa mudança ocorreu, muito tem se falado sobre o Metaverso. Onde os especialistas consideram esse como o “próximo passo da Internet”.

Se as maiores empresas do ramo já vê o Metaverso como algo real, será inevitável que logo ele irá tomar conta da Internet mundial. No artigo de hoje, vou explicar mais sobre o que é Metaverso e fazer uma análise de como ele irá influenciar o mundo que conhecemos hoje.

Para você que busca sempre estar atualizado com o mundo digital, esse texto vai te ajudar a ficar por dentro desse assunto que está muito em alta. Te convido a entender melhor o que o futuro nos espera.

O que é metaverso?

O Metaverso pode ser entendido como um universo virtual onde os usuários vão interagir com outros usuários através de avatares digitais. Este novo universo terá sua criação feita por conta de outras tecnologias, como: a realidade virtual, a realidade aumentada, as criptomoedas, entre outros.

Seus criadores o descrevem como a Internet 3D, onde tudo será ampliado, desde a comunicação até a diversão, onde os negócios irão existir de uma forma interoperável e de maior imersão. 

O termo vem do inglês metaverse, que teve sua primeira aparição em um livro de ficção científica de Neal Stephenson, intitulado “Snow Crash”, lançado em 1992. Onde as pessoas utilizam o Metaverse (ou Metaverso, em português) para fugir da realidade que habitavam.

Como esse universo ainda não existe de fato, as explicações ficam um pouco vagas. Porém, o fato é que o Metaverso está em pleno desenvolvimento com as maiores empresas do ramo da tecnologia investindo bilhões em seu desenvolvimento. Então, logo deve estar ativo e operante.

Como será o Metaverso, na prática?

O que temos de mais certo é baseado nas informações de especialistas e dos grandes nomes da tecnologia. Pelo que pude analisar o Metaverso, será uma realidade virtual, onde será possível replicar basicamente tudo que fazemos do mundo real: jogar, trabalhar, conversar, fazer compras, etc

O que será possível fazer no Metaverso?

De acordo com Mark Zuckerberg a ideia é que os usuários possam reproduzir todas as características de nossa vida normal no nossa vida digital. Onde seremos representados por avatares 3D e poderemos fazer praticamente tudo nesse novo mundo. Tudo através da realidade virtual, é claro.

Por meio dos computadores e celulares, será criada uma experiência diferente de tudo que conhecemos, quando o assunto é mundo digital. Essas experiências vão replicar de uma forma única os aspectos de nossa vida.

Para que isso aconteça de forma ainda mais ampla, será necessário que os “Metaversos” de diferentes empresas, possibilitem a interação entre eles mesmos. Dessa forma, será possível criar um mundo digital quase tão grande quanto o mundo real 

Então, no Metaverso você poderá realizar atividades humanas como: conversar com seus amigos e familiares, aprender, trabalhar, e até indo além, trazendo liberdade de criar coisas únicas. Onde o dinheiro será as criptomoedas.

O próprio WhatsApp, que é de propriedade da Meta, ganhará sua versão 3D (que já está em desenvolvimento, inclusive) para ficar compatível com o Metaverso. Então, logo que saírem mais novidades sobre o WhatsApp 3D dentro do Metaverso darei mais informações sobre ele.

Metaverso e realidade virtual são a mesma coisa, na prática?

Não exatamente, entretanto a tecnologia da realidade virtual será vital para o Metaverso ou Metaversos ganharem vida. Porém, reduzir o Metaverso a apenas uma “nova” realidade virtual, é genérico. Ele irá, além disso.

Tendo em vista, que serão utilizadas mais tecnologia na construção deste gigantesco mundo novo, como NTFs e criptomoedas. Mas é claro que a realidade virtual, vai ajudar a garantir uma imersão completa ao Metaverso, através de ambientes virtuais imersivos.

O Metaverso vai mesmo virar realidade? 

A questão aqui não é se irá se tornar uma realidade, isso é quase certo, tendo em vista todo o investimento e planejamento já gasto. O grande ponto aqui é quando.

Como sabemos a tecnologia se desenvolve extremamente rápido, por mais que a tecnologia atual não esteja preparada para dar vida ao Metaverso (da forma que estão falando), em mais alguns anos certamente estará.

Possivelmente, o Metaverso terá um desenvolvimento gradual, com constantes atualizações e modificações. Então, é possível que logo tenhamos acesso a uma versão “beta” desse universo que promete abalar o mundo quando estiver pronto (ou parte disso)

Conclusão

No texto de hoje, falei mais sobre o Metaverso e como ele teoricamente irá funcionar. O que é certo é que o Metaverso é inevitável (as gigantes da tecnologia não investem por brincadeira), o lado bom é que ele promete mudar totalmente a interação online que conhecemos hoje. 

No começo pode até causar alguma estranheza, como toda nova tecnologia, mas pelas informações que estão repassando, será algo que muitos irão esperar ansiosamente. Veremos o próximo passo da tecnologia ganhar vida (isso é incrível!).

O blog da Smart conta com muitos artigos que falam sobre o empreendedorismo e outros temas. Vou deixar 3 como recomendação para você:

Não deixe de contar a novidade do que é Metaverso para seus amigos e familiares. Compartilhe este artigo nas suas redes sociais e no WhatsApp, para que todos fiquem na expectativa também sobre o Metaverso.

Agradeço a sua leitura e nos vemos em breve.

Saulo Da Rós

Por Saulo Da Rós

Saulo Da Rós é Autor do Método O Empreendedor Smart, CEO e Founder do Coworking SMART. Pós-graduado em Planejamento e Gestão pela Universidade Federal do Paraná – UFPR e Master Coach FEBRACIS. Criador do Método Empresa Smart, ensina um passo a passo detalhado e comprovado para reduzir os custos e a burocracia dos negócios de seus clientes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *