Smart Teresina: Conheça Porenquanto – PI e sua estrutura

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Conheça a história e a estrutura de um dos mais efervescentes bairros de Teresina: Porenquanto-PI, e entenda por que trabalhar aqui.

Se você mora na cidade de Teresina, certamente conhece bem o bairro Porenquanto, sua área verde, seu shopping center e seu curioso nome.

Em uma área residencial da cidade, o bairro remonta a calmaria encontrada nas cidades do interior, com moradores sentados nas calçadas no fim de tarde e ruas sem muito movimento durante todo o dia.

Às margens do rio Poty, o Porenquanto é delimitado pela avenida Marechal Castelo Branco, que conecta norte e sul da cidade e é uma opção de lazer para aqueles que gostam de caminhar e fazer exercícios em frente ao rio.

Mas qual a estrutura do bairro? Qual a sua história? Vale a pena trabalhar nesta localização? E mais importante de tudo que você também deve estar se perguntando, de onde vem este nome “Porenquanto”??

Leia este artigo e você vai ficar sabendo de tudo!

História

A cidade de Teresina começou a ser povoada no século XVII quando o líder bandeirante Domingos Jorge Velho chegou com seu grupo e estabeleceu uma feitoria e um criatório de gado.

O projeto da cidade foi elaborado por José Antônio Saraiva, o Conselheiro Saraiva, e sua inauguração foi em agosto de 1852.

Teresina se tornou a capital da província por sua localização central e a importante navegabilidade, já que por dentro da cidade passam os rios Poti e Parnaíba.

Já o nome da cidade foi uma homenagem à imperatriz Teresa Cristina Maria de Bourbon, que teria sido a mediadora junto ao imperador Dom Pedro II para que a capital viesse a ser Teresina.

A área onde hoje está localizado o bairro Porenquanto era uma porção de terra que pertencia ao morador Nascimento Da Silva Rosa. Mesmo antes de ser um bairro da cidade, o local já tinha o nome de Porenquanto.

Seu desenvolvimento começou no início dos anos 50, mais precisamente com a implantação do Sanatório Meduna em 1954. Este funcionou por 56 anos e se converteu em uma referência de tratamento psiquiátrico no Estado.

Mas e, porque este nome????

porequanto

Bom, existe mais de uma resposta para isso e nenhuma parece ser convincente para os moradores.

A mais fidedigna está ligada às enchentes do Rio Poti, que limita o bairro a leste.

Conta-se que em dias de enchente, os moradores costumavam se aproximar da margem duvidosos da possibilidade de travessia.

Devido às alagações, apenas em algumas épocas do ano a travessia era possível, logo, não havia outra se não perguntar para os moradores da região se ainda dava para atravessar.

A resposta costumava ser “por enquanto dá”.

Porém, como o nome Porenquanto data de antes da fundação da cidade (ao menos é o que dizem os moradores), muitos moradores têm outra versão.

Na chegada dos bandeirantes à cidade, alguns bairros foram nomeados primeiro, como o bairro do Cabral, ao sul, e o Morro da Esperança, ao norte.

Quando perguntados sobre a falta de nomenclatura para aquela porção de terra, os primeiros habitantes costumavam dizer:

“Por enquanto ainda não tem nome”.

Seja como haja sido nomeado, o bairro do Porenquanto abriga uma linda área verde e está junto ao rio, dando uma sensação acolhedora e pacífica.

Vida social e lazer

O bairro do Porenquanto tem a característica de ser um lugar tranquilo e residencial, contrastando com o bairro do Jóquei, que está do outro lado do Rio Poti.

Os negócios locais dentro do bairro têm uma característica mais de interior, com alguns armazéns e restaurantes de cercania.

Porém, desde a inauguração do Shopping Rio Poti em 2015, este passou a ser o coração do bairro, já que é um ponto de encontro social, cultural, de lazer e de trabalho.

Assim como a região se desenvolveu nos anos 50 com o Sanatório Meduna, o shopping trouxe progresso para o bairro. Curiosamente, ambos estão localizados no mesmo lugar.

Com uma gama de lojas, restaurantes, salas de cinema, o shopping atraiu para o bairro, moradores de outras regiões da capital do Piauí, estimulando o comércio e gerando empregos.

Além disso, o shopping conta com diversos serviços como academias, loterias e serviços bancários, que facilita a vida dos moradores do bairro Porenquanto.

O shopping também levou possibilidades de trabalho para os empreendedores da cidade. Não apenas com as 211 lojas no interior do centro comercial, mas também com duas torres comerciais.

Oportunidades de trabalho

Se você é um empreendedor da cidade de Teresina e região, um trabalhador autônomo ou se você é o gestor de um grupo de trabalho, você tem uma ótima oportunidade de localização.

As torres comerciais do shopping Rio Poty são uma excelente opção para quem quer trabalhar em um centro comercial, sem perder o contato com a natureza.

Em meio a uma área verde, próximo ao Rio Poti e há 3 quadras do Parque da Cidadania, esta localização conecta a tranquilidade da natureza com a agilidade de ter a proximidade do shopping.

Se você já está pensando que não terá dinheiro para pagar um aluguel nas torres comerciais e que este investimento está fora de questão, é porque você ainda não conhece a unidade da Smart Coworking em Teresina.

Com seus modernos escritórios inteligentes e suas salas de reunião de alto nível, você não vai precisar de mais nada!

Além disso, o local conta com 15 estações de coworking para você desenvolver o seu trabalho em um ambiente relaxado e cômodo, onde você pode interagir com outros profissionais.

O que você está esperando para ser um empreendedor smart, otimizando seu tempo e melhorando sua lucratividade? Aproveite que porenquanto ainda dá tempo e venha para a Smart Coworking!

Saulo Da Rós

Saulo Da Rós

Saulo Da Rós é Autor do Método O Empreendedor Smart, CEO e Founder do Coworking SMART. Pós-graduado em Planejamento e Gestão pela Universidade Federal do Paraná – UFPR e Master Coach FEBRACIS. Criador do Método Empresa Smart, ensina um passo a passo detalhado e comprovado para reduzir os custos e a burocracia dos negócios de seus clientes.
logo_smart.png
  • (61) 3221-1000
  • (61) 98117-0468

Brasília – Asa Sul
​Av. W3 Sul CRS 502 Bl C Loja 37

Brasília – Asa Norte
Av. W3 Norte SEP/N 504 Bl A 3º Andar

TERESINA/PI
Av. Homero Castelo Branco, nº 383​, Jóquei​

CURITIBA/PR​
Rua Mateus Leme, nº 1245, São Francisco

  • Copyright 2020 Smart Escritórios Inteligentes - CNPJ: 19.611.273/0001-09