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Você realmente sabe o que é marketing? Descubra se sim, com a gente

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No texto de hoje, vamos mergulhar fundo, descobrindo tudo sobre o Marketing para as empresas.

O Marketing é algo intrínseco nas empresas, mas será que sempre foi assim? Você sabe como e quando o Marketing surgiu? De que forma ele se tornou o que é hoje? Essas e muitas outras respostas, você vai encontrar no artigo de hoje.

Criamos um guia completo sobre o Marketing para você aprender e se inspirar em pôr em prática no seu empreendimento. 

Vamos viajar entre a história e chegar nos dias de hoje, mostrando o que o Marketing foi e o que ele é, além de explicar os diferentes tipos.

Tudo sobre o Marketing

O que é marketing? 

Marketing pode ser entendido como uma área e até mesmo uma arte, que tem por finalidade criar, comunicar, entregar, satisfazer, explorar e atribuir valor para suprir a necessidade do consumidor (seu público alvo) através de produtos/serviços que sejam do seu interesse. 

O Marketing visa atribuir valor e chamar a atenção do mercado, para entregar o que os consumidores precisam (ou acham que precisam), gerando lucro para empresa e satisfação para o cliente. 

O Marketing também é um estudo sobre o mercado, focado em pontos importantes, como a segmentação de mercado, divulgação e relacionamento com os clientes. Marketing é todo o processo criativo que visa aumentar as vendas.

O Marketing pode ser usado de uma forma a não buscar o lucro, quando seu objetivo for engajar, chamar atenção para algo, comunicar e/ou fortalecer a marca, como ocorre com organizações sem fins lucrativos, por exemplo.

Existem vários tipos de Marketing, que vamos explicar mais detalhadamente ao longo do texto.

A Origem do Marketing 

Não existe uma data exata para o surgimento/criação do Marketing. Ele surgiu de forma empírica, desde as formações das primeiras civilizações. Sendo mais intensificada após o fim da idade média, com o aumento de comércios entre as cidades.

Séculos depois, com a Revolução Industrial a sociedade mudou radicalmente, influenciando diretamente no modo de viver e na economia. 

Com as fábricas, logo buscaram-se métodos para melhorar a produtividade e encontrar demanda para os produtos (devido às altas produções).

Com isso, práticas de logística e de vendas se iniciaram, e aqui é o momento que o conceito de Marketing começa a se formar (em seu sentido comercial). Sendo apenas no século XX, com a economia de mercado mais consolidada, onde ocorre seu firmamento

Nesse momento, surgiu uma necessidade maior de uma relação mais estreita entre empresa e consumidor, estimulando a demanda pelos produtos. Ainda nessa época, o Marketing foi se tornando uma disciplina de estudo. 

O Marketing ainda estava “engatinhando”, sendo bastante diferente do que é hoje. Nessa época, o objetivo do Marketing era apenas vender. Com o tempo foram se introduzindo conceitos como, segmentação de mercado, conhecer seu público e satisfazê-lo, entre muitos outros pontos.

Objetivos do Marketing 

Podemos listar alguns dos objetivos do Marketing:

  1. Como em sua origem, vender cada vez mais;
  2. Conquistar o cliente, fidelizando-o;
  3. Tornar a marca/empresa/produto mais visível ao mercado;
  4. Todo o gerenciamento ao redor do estabelecimento da marca;
  5. A construção de boas relações entre empresas, mercado e consumidores;
  6. Ensinar ao mercado, trazendo informações relevantes sobre seus produtos/serviços. Conversando diretamente com seu público, por sites, blogs, redes sociais, etc.; 
  7. Trazer engajamento entre os colaboradores.

Tipos de Marketing 

Vamos apresentar os tipos mais usados de Marketing da atualidade:

Inbound Marketing

Inbound Marketing pode ser entendido como marketing de atração, nele a empresa não vai atrás dos clientes, mas sim atrair interessados para se tornarem leads (contatos que demonstraram interesse por algum tipo de produto/serviço), para só depois os converter em clientes.

Outbound Marketing

Outbound Marketing é uma abordagem ativa para encontrar clientes. Nele a empresa identifica seu público alvo e utiliza de vários canais (banners, anúncios, ligações, etc) para chegar até essas pessoas.

Marketing de Conteúdo

Marketing de Conteúdo visa a produção de material relevante pela empresa, para seus consumidores, agregando conhecimento, entre outros benefícios.

Marketing Digital

O Marketing digital utiliza de estratégias aplicadas com o mundo digital. Através de canais como sites, apps, blogs, e-mails, redes sociais, etc., uma empresa poderá criar seu Marketing Digital

O mundo online trouxe incríveis possibilidades para as empresas terem informações sobre seu mercado consumidor, através de dados mais precisos, segmentação e mensuração de resultados.

Marketing Interativo

O Marketing Interativo é focado em conteúdos interativos, para uma maior interação entre os consumidores e a empresa. Gerando engajamento e experiência entre ambos. Também será excelente para coletar dados relevantes sobre os consumidores, para aplicar em outras estratégias.

Marketing Direto

São estratégias de Marketing que falam diretamente com a pessoa, seja por telefone ou por meios digitais (como e-mail, por exemplo).

Marketing Indireto

Refere-se às formas de divulgar a marca, sem que se pareça com propagandas ou ações de marketing intencionais.

Marketing Pessoal

O Marketing pessoal serve para as pessoas (marca pessoal) desenvolverem, reforçarem e transmitirem seus valores, habilidades, características e princípios para o mundo.

Endomarketing

Uma empresa deve ter um bom relacionamento com seus clientes, mas também com seus colaboradores. É nisso que se baseia o Endomarketing, estratégias para engajamento dos colaboradores, criando um ambiente melhor para o trabalho.

Marketing de Relacionamento

São estratégias com a intenção de estreitar laços com seu público alvo, mostrando que a empresa está interessada no cliente e não apenas em vender (lucro). Utilizando de conteúdos relevantes e interessantes, fazendo o cliente ficar mais próximo da marca.

Trade Marketing

No Trade Marketing as estratégias são focadas na logística dos produtos pelos seus canais de venda, garantindo que os produtos cheguem aos pontos de vendas, ficando disponível para o cliente.

Marketing nas Redes Sociais

Esse é um dos tipos de Marketing mais presentes nos dias de hoje, com o mundo cada vez mais conectado, faz muito sentido que o Marketing esteja presente nas redes sociais. Isso trará uma cara mais humanizada para a marca, aproximando mais os clientes. Seja através de anúncios ou desenvolvimento de conteúdo nas redes sociais, por exemplo.

Marketing de Guerrilha

No Marketing de Guerrilha é onde muitas ideias criativas, provocativas e ousadas aparecem. Causando um grande impacto sobre o mercado, quando bem executado. Dessa forma, é um tipo de Marketing mais “difícil” de ser feito, mas que poderá trazer grandes resultados e estampar a marca em muitos lugares.

Marketing Social

No Marketing Social as estratégias devem visar a geração de impacto positivo na sociedade, reforçando as virtudes da marca, gerando identificação. Porém, será necessário não ficar apenas na teoria, será necessário desenvolver isso, na prática.

Marketing de Produto

Como o nome sugere, é um tipo de Marketing focado em um produto. Analisando o mercado, a empresa irá desenvolver estratégias para criar um diferencial no produto (através de preço, publicidades, entre outras), tornando-o mais vendido.

Marketing Multinível

É baseado em criar uma rede de revenda, onde os revendedores deverão encontrar novos revendedores, ampliando assim o seu lucro, pois irão receber uma parte sobre todas vendas dos novos revendedores que conquistaram.

Conclusão

Aprendemos sobre a histórias do marketing e de que forma ele vem ajudando empresas a se desenvolverem. 

Vimos seus diferentes tipos e o que cada um possui como foco. Marketing se tornou muito mais do que apenas vender, se tornou algo grandioso que visa cada vez mais uma parceria entre as empresas e seus consumidores.

Para mais artigos sobre Marketing e sobre empreendedorismo de modo geral, continue lendo nosso blog. Você também irá nos encontrar no YouTube com vídeos inéditos e completos para o sucesso na sua empresa ou negócio.

Agradecemos a leitura e nos vem em breve.

Saulo Da Rós

Por Saulo Da Rós

Saulo Da Rós é Autor do Método O Empreendedor Smart, CEO e Founder do Coworking SMART. Pós-graduado em Planejamento e Gestão pela Universidade Federal do Paraná – UFPR e Master Coach FEBRACIS. Criador do Método Empresa Smart, ensina um passo a passo detalhado e comprovado para reduzir os custos e a burocracia dos negócios de seus clientes.

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