Categorias
Administração Empreendedorismo Finanças

Você tem mentalidade rica ou mentalidade pobre?

Você saberia me responder se a sua mentalidade é rica ou pobre? Nesse artigo, vou te ajudar a descobrir!

Muito tem se falado sobre ter uma mentalidade rica/vencedora. E esse tema é algo bastante relevante. Através de uma mentalidade rica a sua vida pessoal e sua empresa encontrarão um rumo para o sucesso. Da mesma forma, uma mentalidade pobre poderá estar te levando para o fracasso.

Acredito que você, assim como eu, busque o sucesso e uma mentalidade rica. Mas será que você sabe, realmente, se a sua mentalidade é rica? No artigo de hoje, vou te explicar sobre isso e muito mais. Uma mentalidade rica poderá ser alcançada, caso você aprenda do jeito certo a interpretar e administrar os seus recursos.

Rico X Pobre

Vale lembrar que não é uma regra, existem pessoas com uma mentalidade pobre que acabam ficando ricos, seja por diversos fatores, desde herança até sorte. O mesmo vale para pessoas que tem uma mentalidade rica, que por alguns infortúnios acabam não tendo o sucesso esperado.

Dito isso, no texto de hoje, não falaremos sobre as exceções, falaremos sobre a regra. Como a sua mentalidade pode definir o seu futuro, estar pobre é diferente de ser pobre, você pode não ser rico financeiramente ainda, mas possuir uma mentalidade rica, te ajudará a conquistar o sucesso financeiro.

Do mesmo jeito que estar rico é diferente de ser rico. Uma pessoa rica, mas com uma mentalidade pobre, pode pôr tudo a perder e sem ter uma mentalidade rica, não conseguirá se reerguer, ficando pobre devido a sua visão limitada.

É comum algumas pessoas esperarem melhorar de vida para começar a se preocupar com suas finanças, criando um círculo vicioso, onde ele não está melhorando justamente por não ter um planejamento adequado. 

Vou apresentar características de ambas as mentalidades e descobrir em qual você se encaixa. E de que forma é possível mudar a sua mentalidade, para conseguir uma mentalidade rica que trará muito sucesso.

Mentalidade rica X Mentalidade pobre

Vamos esquecer por um momento a sua situação financeira (e/ou de sua empresa, caso possua uma) e focar na sua abordagem financeira. Estamos falando sobre mentalidade, como já expliquei, ser e estar, rico ou pobre é uma questão não apenas norteada pelo seu dinheiro, mas sim pela forma que você vê questões financeiras.

O objetivo é que você descubra em qual mentalidade se encaixa e de que forma você pode melhorar sua abordagem. Vou trazer algumas perguntas:

A – Você é uma pessoa impulsiva (acha a razão algo chato e desmotivador)

B – Você tem controle do quanto você e/ou a sua empresa gasta?

C – Seus gastos estão relacionados apenas à realização pessoal (sem considerar sua atual situação)?

D – Você gasta mais do que ganha? Você tem dívidas que não consegue pagar?

E – Você possui um planejamento financeiro?

Vamos para as respostas!

A – Você é uma pessoa impulsiva (acha a razão algo chato e desmotivador)

Caso sua resposta seja sim, há grandes chances de você ter uma mentalidade pobre. Vale lembrar que tudo que estamos falando aqui é no sentido financeiro, ter um espírito aventureiro, não tornará a sua mentalidade pobre.

mentalidade rica

Agora, quando você troca de carro, sem pensar em como vai pagar simplesmente por impulso ou investe dinheiro da sua empresa sem analisar o que está fazendo, por achar que pode dar certo, isso tudo sem possuir um capital de giro e planejamento. São atitudes como essas, que tornam a sua mentalidade pobre.

Uma pessoa com mentalidade rica, tem suas vontades e desejos, mas busca uma forma real e racional de conseguir alcançar. A mentalidade rica é a mentalidade que passa por cima do impulso, para gastos elevados uma pessoa de mente rica, irá analisar todo o cenário, só irá fazer ou investir, caso tenha condições de pagar e se esse valor não irá comprometer todo o resto.

B – Você tem controle do quanto você e/ou a sua empresa gasta?

Se a sua resposta for não, você com certeza, não tem uma mentalidade rica. Não vou me alongar muito nesse ponto, por ser algo bastante óbvio. Se você não tem controle de quanto gasta na sua vida ou na sua empresa, você certamente está em uma corda bamba, que mais cedo ou mais tarde irá cair.

Ter o controle do quanto ganha e do quanto gastar é uma obrigação de todos que buscam ter mais sucesso. Se você não for um bilionário (em alguns casos, até se for), é um grande erro, gastar de uma forma que você não tenha a certeza, se irá poder pagar. Sem um controle é muito fácil se perder. 

Pode ter certeza que uma pessoa com mentalidade rica, terá a noção clara de seus recursos financeiros e ainda mais sobre as suas contas.

C – Seus gastos estão relacionados apenas à realização pessoal (sem considerar sua atual situação)?

Esse é um erro comum, achar que pessoas com mentalidade rica e que buscam enriquecer, não podem ir atrás dos seus sonhos, por se limitarem e serem “certinhas” demais.

Agora vamos analisar: a pessoa tem o sonho da casa própria, será mais fácil conseguir realizar tendo uma organização financeira e guardando o dinheiro necessário ou gastando todos os recursos, aproveitando a vida sem pensar nas consequências? 

É como na fábula da formiga e da cigarra, muitas vezes será necessário “sofrer” hoje para aproveitar depois, se você apenas aproveitar, as chances de sofrer depois são muito grandes. Essa simples história infantil tem muito a dizer sobre a mentalidade rica (formiga) e a mentalidade pobre (cigarra).

D – Você gasta mais do que ganha? Você tem dívidas que não consegue pagar?

Caso a sua resposta seja sim, para às duas, você não tem uma mentalidade rica. A única forma de enriquecer é ter mais dinheiro, isso é redundante. Porém, muitas pessoas não levam isso em conta. Se você está cheio de dívidas que não consegue pagar, não está nadando rumo a algo bom. 

Dívidas não significam uma mentalidade pobre, empréstimos e financiamentos, por exemplo, se bem aplicados e associados a uma condição financeira que permita pagar em dia, podem ser uma manobra para você ter sucesso na sua empresa e/ou conquistar a casa própria, entre outros.

E – Você possui um planejamento financeiro?

Uma pessoa com mentalidade rica leva o planejamento financeiro como sua “bíblia”. Pois, será através dele que tudo irá acontecer. Não existe “milagre” nesse ponto, tudo tem a ver com estudo, conhecimento e ações boas.

O planejamento financeiro pessoal garante que tudo fique certo nas questões ligadas à pessoa física. Geralmente pessoas com uma boa gestão financeira pessoal, são empreendedores com um planejamento financeiro sensacional.

Se a sua empresa está rumo à falência ou está pensando em fechar a sua empresa, o principal culpado será a falta de planejamento financeiro, que gerou um efeito de bola de neve, que dificilmente terá volta.

Isso não quer dizer que a mensalidade rica garante que tudo dê certo. Porém, uma mentalidade assim vai te dar ferramentas para evitar que problemas aconteçam e que caso ocorram, possua um plano B que possibilita superar isso sem sofrer fortes impactos. 

Tudo isso, só será garantido com um planejamento financeiro vindo de uma mentalidade rica. Então, caso não tenha um planejamento financeiro na sua vida ou empresa, sugiro fortemente que desenvolva um. Assim uma mentalidade mesmo que pobre, aos poucos será moldada para uma mentalidade rica.

Conclusão

No texto de hoje, apresentei as diferenças entre uma mentalidade rica e uma mentalidade pobre, trazendo questões para você descobrir em qual se encaixa. Além disso, trazendo dicas de como reverter esse quadro, caso sua mentalidade seja pobre. 

Buscar conhecimento será essencial. Para isso, vou recomendar dois artigos do blog com livros que irão te ajudar a mudar seu mindset para uma mentalidade empreendedora poderosa: 

Curtiu o conteúdo? Compartilhe nas suas redes sociais, até a próxima!

Saulo Da Rós

Por Saulo Da Rós

Saulo Da Rós é Autor do Método O Empreendedor Smart, CEO e Founder do Coworking SMART. Pós-graduado em Planejamento e Gestão pela Universidade Federal do Paraná – UFPR e Master Coach FEBRACIS. Criador do Método Empresa Smart, ensina um passo a passo detalhado e comprovado para reduzir os custos e a burocracia dos negócios de seus clientes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *