Cinco dicas de como manter a produtividade em home office

Fonte:

Tendência que tem crescido cada vez mais nos últimos anos, o home office parece que veio mesmo para ficar. Trabalhar em casa possui vários pontos positivos: mais conforto, tranquilidade, menos estresse diário com trânsito e menos gasto com alimentação. Mas é preciso ter cuidado para não esbarrar na procrastinação. Para te ajudar nessa caminhada, a Smart preparou algumas dicas para não deixar a produtividade cair. Confira:

 

Autoavaliação

Antes de optar pelo home office, é preciso fazer uma autoavaliação sincera para descobrir se você tem o perfil para esta modalidade. Existem algumas perguntas que podem te ajudar a decidir: sou disciplinado e organizado? Consigo gerenciar minhas tarefas? Sei lidar com ferramentas tecnológicas? Consigo produzir sozinho ou preciso de companhia de outras pessoas?

Trabalhar em casa exige muita responsabilidade de quem se compromete a isso. Requer disciplina dobrada porque não há a vigilância de chefe ou a possibilidade de repassar tarefas para colegas. Se enxergou nesse perfil? Então você já tem quase tudo necessário para começar a produzir in home.

 

Montando o escritório

É fundamental separar um espaço dedicado ao trabalho, longe das distrações caseiras. Crie um ambiente confortável, onde você possa se sentir à vontade. Uma dica valiosa é manter-se perto da janela. Além de fazer bem, o sol pode te ajudar a se manter focado. Além disso, a vista exterior ajuda a descansar a mente durante as pausas. Fique atento: trabalhar por muito tempo sem uma parada é prejudicial à saúde e à própria produtividade.

Na hora de escolher os móveis, opte pelos que são mais práticos e que forem do seu gosto, mas fuja dos gastos desnecessários com peças que parecem saídas de uma revista de design. Lembre-se: você está começando agora e esse dinheiro a mais pode fazer diferença no seu orçamento.

Evite deixar tudo espalhado. Divida seu material em poucos compartimentos, pastas ou caixas. Deixe tudo que vai precisar à mão: papeis, canetas, celular, clips, grampeador. Com tudo ao seu alcance, o trabalho flui mais naturalmente, já que você não vai gastar tempo procurando as coisas.

 

Hora de trabalhar

Sua casa pode proporcionar diversas distrações: TV, companheiro(a), filhos, animais de estimação. Por isso, é preciso aprender a separar o home office da sua vida pessoal. Avise a família quando for trabalhar que não deve ser interrompido a todo o momento. A internet também pode ser uma vilã quando o assunto é procrastinar: redes sociais podem ser grandes inimigas da produtividade. Mantenha o foco e deixe para dar aquela olhadinha no Facebook na hora das pausas.

Muitas pessoas têm dificuldade de manter uma rotina fixa, mas é importante ressaltar que trabalhar com horários regulares aumenta a produtividade. Mas essa é uma escolha sua: nos primeiros dias, teste períodos diferentes de trabalho para descobrir quando se sente mais produtivo. Muita gente está no ápice da energia pela manhã, outros preferem trabalhar à tarde e há até os que optam pela madrugada. Só você pode definir o que é melhor. E essa é uma das maiores vantagens dessa modalidade de trabalho.

 

Tecnologia a seu favor

Smartphones, tablets, notebooks. A tecnologia é, sem dúvidas, a maior aliada do home office. Da escolha do nome da empresa até a gestão financeira, existem hoje centenas de ferramentas e aplicativos, pagos ou gratuitos, disponíveis para ajudar o empreendedor. Mas para saber qual é o melhor para você, é preciso pesquisar, ver a opinião de outros usuários e, claro, testar.

Agendamento de reuniões, conversas com clientes, gerenciamento de e-mails, orçamento e planejamento. Tudo está ao alcance de um clique. Não se limite às ferramentas convencionais: procure o que tem aparecido de novo e moderno no mercado. Com certeza você encontrará tudo o que precisa para gerenciar a sua empresa do seu jeito.

 

Escritórios virtuais

Outra grande vantagem do home office é a possibilidade de começar uma atividade empresarial com baixo investimento, já que os gatos iniciais e de capital de giro caem consideravelmente em uma empresa home based. Entretanto, em muitos casos a atividade exige eventualmente um espaço para reuniões com clientes. E é aí que entram os serviços de escritório virtual.

A Smart*, por exemplo, oferece espaços mobiliados para reuniões e escritórios com locação por hora, dia, semana ou mês. Recepção e serviços de secretariado com suporte administrativo, endereço fiscal para registro da sua empresa, internet, gestão de agenda e network são alguns dos serviços personalizados que estão disponíveis para você.

 

É importante lembrar que cada pessoa funciona de forma diferente. Seja de pijamas e de madrugada ou com roupas formais durante o dia, o home office é seu aliado em crescimento profissional e qualidade de vida. Extraia o máximo dessa experiência e dê uma guinada na sua carreira.

 

*Para mais informações sobre os serviços Smart, acesse Planos e Serviços

 

Saulo Da Rós

Saulo da Rós é CEO da Smart Escritório Inteligentes. Especialista em gestão e finanças, tem mais de 10 anos de experiência em empreendedorismo. Siga-me no Instagram.
Saulo Da Rós