7 dicas para contratar escritório de contabilidade

Um dos passos mais importantes para a abertura de uma empresa é contratar escritório de contabilidade, parceiro que irá auxiliar na legalização e no cumprimento de todas as obrigações fiscais e contábeis. Muitos micro e pequenos empresários, porém, não se sentem seguros nesta etapa, seja por não entender sobre este tema complexo, seja pelo desejo de prevenir qualquer tipo de dor de cabeça no futuro.

Para ajudá-lo neste momento de seu negócio, listamos neste artigo as perguntas mais importantes que devem ser respondidas durante sua busca por um contador. Confira!

Como contratar escritório de contabilidade? Veja nossas dicas!

Antes de contratar escritório de contabilidade ou contador independente, é preciso pensar no perfil de seu negócio e em suas demandas, além de analisar a experiência da empresa que irá prestar o serviço contábil. Seja qual for o porte de seu negócio, é fundamental ter segurança de que sua contabilidade estará sempre em dia, o que evita situações não planejadas, como ações trabalhistas ou sonegação involuntária de impostos.

Conheça abaixo alguns pontos importantes a considerar sobre contabilidade para pequenas empresas:

1. Qual é o porte e a demanda de sua empresa?

O primeiro ponto a analisar é o porte de sua empresa e suas obrigações contábeis de acordo com o enquadramento em que está cadastrado. Quem atua como MEI (Microempreendedor Individual), por exemplo, não tem obrigatoriedade de contar com um contador responsável, mas, mesmo assim, escritórios de contabilidade prestam serviços gratuitos na realização da inscrição e na elaboração da primeira declaração anual.

Leve em consideração também sua expectativa de crescimento para os próximos anos. Se está começando como MEI, mas a expectativa é migrar para o Simples Nacional em breve, talvez já seja o momento de começar a investir em serviços de contabilidade para microempresários.

2. Quais são os serviços contábeis oferecidos?

A partir do enquadramento de sua empresa, número de funcionários, número de sócios, serviço prestado ou produto comercializado, você poderá identificar quais serviços podem ser úteis para seu negócio: assessoria contábil, apuração de impostos, folha de pagamento, alterações contratuais, entre outros.

Na hora de contratar escritório de contabilidade, busque informações junto às empresas pesquisadas sobre variedade e experiência na prestação desses serviços, encontrando aquelas que sejam mais completas em relação às suas demandas.

3. Quais obrigações contábeis são essenciais?

É claro que você não precisa contratar todos os serviços prestados por um escritório de contabilidade. Por isso, considere apenas os essenciais para o seu negócio na hora da negociação – os que obrigatoriamente devem ser assinados por um contador e os que você não tem expertise ou tempo para executar internamente.

4. Qual o tipo de atendimento necessário?

Outro critério interessante para avaliar quando estiver em processo para contratar escritório de contabilidade – e que possui importante impacto no preço do serviço – é sobre o tipo de atendimento necessário. Sua empresa já possui demanda para suporte frequente e presencial ou um contador online é capaz de cumprir todas as obrigações fiscais e contábeis?

Os escritórios de contabilidade online têm conquistado bastante espaço no mercado, especialmente no atendimento a microempresas, cujas demandas podem ser bem resolvidas virtualmente. Cabe lembrar que, neste caso, seu negócio ainda estará suportado por um profissional de contabilidade, apenas em um formato diferente.

5. O quanto você precisará se dedicar à contabilidade?

Mesmo que contrate um contador para empresas ou empresa que administra, ainda terá que dedicar parte de seu tempo fornecendo informações, documentos, comprovantes, etc.

O que deve avaliar no momento de contratar escritório de contabilidade, entretanto, é o quanto ainda deverá se dedicar às questões contábeis. Converse com o contador e descubra como é o envio de documentos e se faz parte do serviço prestado a ida a órgãos municipais e estaduais, como Prefeitura e Secretaria da Fazenda. A maioria dos escritórios oferece planos diferentes de acordo com as suas demandas e, nesse momento, será sua vez de avaliar os custos na ponta do lápis: o que custa mais caro, sua hora como profissional ou a do prestador de serviços contratado?

6. Qual o conhecimento do contador sobre o seu mercado?

Por mais que existam conhecimentos comuns a todos contadores e escritórios de contabilidade, se você atua em um mercado com muitas especificidades, é importante um profissional que entenda sobre o seu setor. Este fator tem se tornado especialmente importante com o surgimento de novos negócios digitais e até mesmo de novos serviços disponíveis para os microempresários, como os escritórios virtuais, por exemplo.

É interessante conhecer também a experiência do contador em relação ao porte de sua empresa. Há profissionais especializados em contabilidade para MEI e contabilidade para pequenas empresas, que certamente conseguirão prestar um atendimento mais próximo e consultivo do que um escritório que atue com grandes empresas.

7. Como você terá acesso às informações?

Poucos empreendedores lembram disso, mas um dos papeis mais importantes da contabilidade para pequenas empresas é disponibilizar informações para a tomada de decisão e permitir melhor visualização de todas responsabilidades fiscais e financeiras.

Avalie quais são os modelos de relatórios enviados pelo contador ou, no caso da contabilidade online, como é o sistema em que todas essas informações ficam disponíveis. Esta é uma forma de garantir também transparência sobre o serviço prestado!

Contabilidade para microempresas: você com foco em seu negócio

Agora que você já sabe os principais pontos a analisar sobre como contratar escritório de contabilidade, é importante lembrar que, além de obrigatório para todas as empresas que não são MEI, este tipo de serviço permite que você possa ser mais estratégico em seu negócio, focando nas atividades em que é realmente um especialista e delegando questões técnicas aos profissionais que entendem mais profundamente sobre o assunto. Assim, você terá mais tempo para dedicar ao crescimento do seu negócio!


Está buscando informações sobre como contratar contador para sua empresa? Compartilhe nos comentários deste artigo suas principais dúvidas e aprendizados durante este processo!

logo_smart.png

Brasília – Asa Sul
​Av. W3 Sul CRS 502 Bl C Loja 37

Brasília – Asa Norte
Av. W3 Norte SEP/N 504 Bl A 3º Andar

TERESINA/PI
Av. Homero Castelo Branco, nº 383​, Jóquei​

CURITIBA/PR​
Rua Mateus Leme, nº 1245, São Francisco

  • Copyright 2019 Smartei Escritórios Inteligentes - CNPJ: 19.611.273/0001-09