Coworking: 4 dicas para não procrastinar

Publicado em 20 de agosto de 2019
Administração, Coworking, Empreendedorismo, Produtividade
Por:
Fonte:

4 dicas para evitar a procrastinação e a frustração: Coworking pode te ajudar.

Não dá para adiar todas as tarefas. Em algum momento você vai precisar fazer e procrastinar não vai mudar esse fato. Portanto, se você entende isso, começamos bem. E o Coworking pode ajudar.

É difícil ser uma pessoa que procrastina. A necessidade de fazer alguma coisa e não conseguir por conta da ansiedade pelo resultado. Vai dar certo?Vou conseguir? Posso fazer mais tarde! Todas as pessoas tem um pouco dessas frases dentro de si, mas algumas internalizaram mais que outras. Seja por pensar que o tempo ainda é seu amigo ou por esperar algum tipo de inspiração, não dá pra esperar.

Dica nº 1 – Enfrentar

Não dá pra esperar inspiração ou a última hora sempre que aparecer uma atividade pra você fazer. Portanto, é preciso parar de procrastinar. Até que há momentos em que a sua mente vai voar e você terá aquela ideia maravilhosa, aquele insight para escrever algo ou aquela vontade de fazer uma caminhada.

Mas você não vai ter esses momentos para resolver burocracias do seu negócio, por exemplo. Muito menos para ir ao banco conversar com o gerente a respeito daqueles problemas financeiros que você está adiando há algum tempo. Você não vai ficar inspirado pra isso, tudo bem? Você precisa pensar em soluções, como o Coworking.

Empreendedores não podem se dar ao luxo de procrastinar. Por exemplo, como procrastinar algo que vai afetar o funcionamento da sua empresa diretamente? Você pode perder prazos, trabalhos, resultados, clientes e outras várias coisas por conta de uma irresponsabilidade que não é aparente. Procrastinar afeta diretamente a sua imagem profissional e a sua empresa.

Então, assuma seus compromissos e desafios de frente! A sensação de quando você terminar será de felicidade e satisfação. Depois, você vai ficar um tempo se martirizando por ter demorando tanto tempo para fazer algo que era tão fácil, mas vai aprender que a hora de enfrentar os desafios é agora!

Nesse sentido, espaços de coworking, com estações de trabalho coletivas para que você trabalhe em ambiente aberto com outras pessoas, pode te trazer a inspiração para fazer os trabalhos criativos da sua empresa e a vontade de mantê-la na linha, através da interação com outros empreendedores.

Dica nº 2 – Ser precavido

Bom, o que vou falar pode parecer clichê, mas vai que acontece alguma coisa amanhã que você precise resolver com real urgência? Além de não ter feito o que precisava fazer, vai ficar com essa preocupação desnecessária na cabeça, ficando apreensivo e ansioso. E sabemos que essas questões “clichê” refletem bastante a verdade.

Sempre pode acontecer alguma coisa para deixar o procrastinador com o aprendizado de não fazer mais isso. Por exemplo, um familiar ficar hospitalizado e você precisar estar sempre presente, você mesmo pode ficar doente e não conseguir levantar da cama por alguns dias. A energia da empresa pode acabar ou algum equipamento falhar. Utilizar de um ambiente de coworking reduz os riscos de incidentes operacionais da sua empresa. Esses espaços oferecem toda a estrutura para aumentar sua precaução.

E, normalmente, você só vai aprender quando acontecer alguma coisa assim com você. É frustrante e desconfortável perceber que vai ter prejuízo simplesmente por não ter feito o que tinha que fazer antes, seu senso de responsabilidade vai apitar e não vai ser legal. Mas acredite em você! Estar lendo esse texto já é um tremendo passo para essa aprendizagem!

Página com " DO IT". FAÇA.
FAÇA!

Dica nº 3 – Regrar a rotina

Tudo que deixamos para fazer depois, em teoria, é para ser feito. Mas aprenda a se questionar se o que você está fazendo agora vale a pena. Procrastinadores tendem a buscar diversão e distrações para preencher o tempo e alimentar a ansiedade por ter que fazer outras coisas. Você fazendo isso, estará em um terreno obscuro, onde você estará plantando medo, culpa, ansiedade, raiva, dentre outros sentimentos negativos.

Às vezes você começa com uma pausa para ver o instagram, percebe que tem algumas mensagens, responde. Resolve dar uma checada no Facebook e passa um bom tempo olhando sua timeline. Além disso, ainda tem o Whatsapp, aqueles grupos de família e amigos que nada acrescentam à sua produtividade.

Você faz isso? Empreendedores fazem o próprio tempo e precisam regrar a rotina da empresa e a própria rotina. É preciso ter o tempo de trabalhar, executar o que for necessário e o tempo de lazer. Quanto menos tempo procrastinando ao longo do dia, mais tempo livre vai sobrar para o que você gosta de fazer. Nesse sentido, espaços de Coworking aliviam o tempo que você investe em processos da sua empresa, além de reduzir as preocupações com custos. Mas cuidado! Organize seu tempo, faça o básico e respeite seus prazos. A sensação de terminar o dia com o dever cumprido e com as facilidades que empresas como a Smart Escritórios Inteligentes proporcionam é muito boa.

Estações de Trabalho Coworking Smart
Estações de Coworking da SMART: Qualidade de vida

Dica nº 4 – Assuma o problema

A procrastinação é uma questão que não está atrelada somente aos tempos atuais, é uma questão atrelada ao ser humano. Portanto, você precisa assumir que não é um comportamento aceitável, que é de fato irresponsabilidade, e que isso não prejudica só a você, mas também a sua empresa e as pessoas que confiam em você. É preciso entender que procrastinação é um problema e aceitar a sua gravidade.

Não é para trabalhar como se fosse um robô, mas assumir que há coisas que precisam ser feitas, da melhor forma possível, no menor prazo possível. As distrações elas acontecerão, mas você pode ter consciência do que é útil para o seu “escape” rápido do trabalho e o que não é.

Enfim, se você realmente está com vontade de parar de procrastinar e mudar seu estilo de vida, estamos com você. Provavelmente, você não vai conseguir mudar tudo e como foi dito, você não é um robô. Portanto, quanto menos você empurrar com a barriga, quanto mais precavido você ficar, quanto mais você observar a sua rotina e admitir que procrastinar é um problema, mais feliz e realizado você pode ficar.

Busque um ambiente de coworking como os da Smart Escritórios Inteligentes para que você conheça um ambiente interativo, compartilhado, onde a procrastinação com certeza pode ser evitada com novas experiências, ideias e inspirações.

Clique aqui para conhecer e contratar os serviços da SMART Escritórios Inteligentes!

Saulo Da Rós

Saulo da Rós é CEO da Smart Escritório Inteligentes. Especialista em gestão e finanças, tem mais de 10 anos de experiência em empreendedorismo. Siga-me no Instagram.
Saulo Da Rós