Inspiração: lições para empreendedores dos ganhadores do Oscar!

Mais um Oscar está chegando e a disputa para ver quem leva a estatueta de Melhor Filme continua sendo uma das mais acirradas. Não é por acaso: a cada ano, são indicados longa-metragens que dão uma verdadeira aula sobre cinema e nos emocionam por seu roteiro, direção e atuações.

Entretanto, muito além de entretenimento, essas obras nos apresentam importantes ensinamentos, que podemos aplicar em diferentes áreas da vida pessoal ou profissional. Neste artigo, listamos os filmes que ganharam o Oscar e que trazem as melhores lições para empreendedores.  Mas, atenção, contém spoilers!

1. Spotlight (2016)

Baseado em fatos reais, este filme conta o trabalho de reportagem da equipe do jornal Boston Globe na investigação e na divulgação de casos de pedofilia envolvendo a Igreja Católica. Os personagens principais são três jornalistas e seu editor (que também coloca a mão na massa), retratados na busca pelos fatos, no combate à burocracia e no trabalho árduo de meses de entrevistas e pesquisa.

O ensinamento principal deste longa-metragem não poderia ser outro. O trabalho em equipe é um ingrediente fundamental para o sucesso do time de jornalistas e para promover mudanças importantes no local de trabalho, na Igreja e na cidade.

2. O Discurso do Rei (2011)

Quem diria que um rei precisaria de ajuda? Pois bem, mesmo um dos homens mais poderosos do mundo à sua época, o Rei Jorge VI, contou com apoio para superar um desafio bastante pessoal, sua gagueira.

Este é o enredo principal de O Discurso do Rei, que mostra como o soberano do Reino Unido, incentivado por sua esposa, combateu a dificuldade de fala com o tratamento praticado por um fonoaudiólogo pouco convencional. Divertido, este filme nos mostra que a ajuda para aqueles problemas que parecem sem solução pode vir de onde nem esperamos…

3. Quem quer ser um milionário? (2009)

Muito além do que mostrar a cultura indiana e contar a história de um jovem das favelas de Mumbai, este filme ensina que todas as experiências pelas quais passamos podem nos ajudar a resolver problemas no futuro. É assim que o personagem principal consegue vencer um concurso televisivo, relacionando o que viveu com as perguntas realizadas no programa.

4. Menina de Ouro (2005)

Um filme denso e triste, mas com uma história de superação sem igual. Contra as expectativas de sua família, a sua idade e até a sua história de vida, Maggie (Hilary Swank) consegue se tornar uma lutadora de boxe profissional, vencendo preconceitos e superando desafios.

Sem dúvida, um do ganhadores do Oscar que mais nos ensina sobre o poder da determinação!

5. Gladiador (2001)

Outra grande narrativa de determinação, Gladiador traz como lição para empreendedores a importância de acreditar na vitória mesmo quando tudo parece estar perdido – ou quando a derrota parece ser o ponto final da história. Não é por menos, o personagem principal do filme é reduzido de General do Exército Romano a escravo, mas reconquista a glória se tornando um grande gladiador e vingando a morte de sua família.

6. Forrest Gump – O Contador de Histórias (1995)

É difícil escolher uma única lição quando pensamos neste filme, mas, já que estamos falando sobre empreendedorismo, vamos escolher uma! Quando Forrest Gump está servindo na Guerra do Vietnã, seu amigo Bubba fala o tempo inteiro sobre o sonho de abrir um restaurante especializado em camarões.

Anos depois do fim da guerra e da morte do seu companheiro, Forrest faz sua fortuna investindo na “Bubba Gump Shrimp Co.”. A lição? Uma excelente ideia de negócios pode estar mais perto do que você imagina (e talvez já tenha até ouvido falar bastante sobre ela!).

7. Gandhi (1983)

Não apenas o filme sobre ele, mas toda a trajetória de vida de Gandhi oferece lições para empreendedores aplicarem quando o assunto é liderança. Ao conduzir de forma pacífica o movimento pela independência da Índia contra a Índia Britância, Gandhi nos ensinou sobre o poder da influência positiva, capaz de mobilizar verdadeiras multidões sem uso da força ou da violência.

Prepare a pipoca – e quem sabe um bloco de notas?

Provavelmente você já tenha assistido a boa parte desses filmes que recomendamos neste post. Mas, há grandes chances de que não tenha prestado atenção neles com seu olhar de empreendedor. Por isso, que tal rever essas histórias premiadas de uma nova forma?

Prepare a pipoca para assistir a esses filmes, mas tomando notas de como estas lições para empreendedores podem ser aplicadas também no seu negócio. Além disso, essas obras são também ótimas sugestões para trabalhar em integrações com a sua equipe!

Você lembra de mais algum filme que tenha lições para empreendedores? Compartilhe aqui nos comentários deste artigo!

logo_smart.png

Brasília – Asa Sul
​Av. W3 Sul CRS 502 Bl C Loja 37

Brasília – Asa Norte
Av. W3 Norte SEP/N 504 Bl A 3º Andar

TERESINA/PI
Av. Homero Castelo Branco, nº 383​, Jóquei​

CURITIBA/PR​
Rua Mateus Leme, nº 1245, São Francisco

  • Copyright 2019 Smartei Escritórios Inteligentes - CNPJ: 19.611.273/0001-09