Marketing Digital para pequenas empresas: por que investir?

Publicado em 11 de janeiro de 2019
Destaque, Empreendedorismo, Marketing
Por:
marketing digital para pequenas empresas
Fonte:

Empreendedores que estão à frente de negócios de pequeno porte sabem muito bem como é necessário coordenar o orçamento minuciosamente para garantir o crescimento sem comprometer o faturamento, com margens geralmente bastante apertadas. Diante disso, muitas vezes, o investimento em Marketing Digital para pequenas empresas deixa de ser uma prioridade essencial.

Custos fixos, escritório, recursos humanos e investimentos diretamente relacionados à produção ou à prestação de serviços precisam permanecer em primeiro lugar. Mesmo assim, os investimentos em Marketing e, prioritariamente em Marketing Digital, devem ser considerados para manter a sustentabilidade e a competitividade da empresa.

Por que investimentos em Marketing devem ser feitos?

É comum que pequenos empresários façam investimentos baixos ou sequer destinem verbas para Marketing, devido aos poucos recursos disponíveis para a contratação de um profissional interno ou de uma agência parceira.

Investir nesta área, entretanto, é essencial para garantir o crescimento do número de clientes para além da rede de relacionamentos do empreendedor e sem demandar alto esforço comercial na prospecção fria de potenciais compradores.

Felizmente, nos últimos anos, o Marketing Digital para pequenas empresas tem permitido que ações sejam realizadas com menor custo inicial e com maior facilidade de mensuração do que no Marketing tradicional.

Marketing Digital para pequenas empresas: 5 razões para investir

Começar a realizar ações de Marketing Digital para pequenas empresas não precisa envolver grandes orçamentos e complexas campanhas. Veja abaixo os principais motivos pelos quais empreendedores devem considerar esta área em seus orçamentos:

1. Baixo investimento

Ao contrário do Marketing tradicional, que remete a altos custos quando pensamos em anúncios e materiais gráficos, com o Marketing Digital é possível começar com investimentos bem mais baixos. Não é por acaso que o Facebook tenha se tornado uma ferramenta tão importante para as pequenas empresas brasileiras.

Com uma página nesta rede e auxílio de anúncios, é possível impulsionar vendas antes mesmo de ter um bom site no ar. O investimento em mídia paga também não precisa ser exorbitante nos primeiros passos, podendo ser facilmente ajustado conforme a verba disponível em cada período do ano.

2. Alcance de público amplo e preciso

O Marketing Digital também é bastante efetivo para atingir o público ideal para a empresa, desde que bem direcionado. Ao contrário dos anúncios tradicionais em revistas, jornais, entre outros, em ferramentas como Google Ads, Facebook Ads e LinkedIn Ads, é possível segmentar quem verá a publicidade de acordo com fatores como comportamento e perfil demográfico.

3. Avaliação de resultados e retorno sobre investimento

Assim como é possível ser bastante preciso na segmentação do público, você consegue avaliar assertivamente o resultado de cada ação, analisando o retorno do investimento em cada uma delas. Isso é possível graças às ferramentas de mensuração das mídias digitais, que permitem inclusive definir o objetivo para a campanha e direcionar o orçamento para maximização dos resultados.

4. Fácil adoção de tendências

O Marketing Digital também permite aderir a tendências de forma mais rápida e sem significar altos investimentos. Com uma boa câmera de celular, por exemplo, é possível iniciar a produção de conteúdos em vídeo, uma das principais apostas atualmente. Outros exemplos são ferramentas para criação de sites, robôs de atendimento (chatbots), automação de mensagens de e-mails, entre outros.

5. Escalabilidade

Por fim, o Marketing Digital para pequenas empresas também permite escalar facilmente os resultados comerciais, de acordo com o investimento que for aportado. Isso permite que você possa começar aos poucos e, conforme tiver retorno, possa ampliar seu orçamento em Marketing, inclusive diversificando ações.

O que falta para a sua empresa investir mais em Marketing Digital?

O Marketing Digital para pequenas empresas tem sido um aliado importante para o crescimento, sem exigir alto investimento inicial ou sofisticadas campanhas. Diante disso, nossa dica é que não adie o início das atividades nesta área, mesmo que o orçamento esteja apertado. Tente iniciar com ações de baixo custo (ou até mesmo gratuitas) para depois, aos poucos, ampliar o que for possível. Lembre-se, sem Marketing suas vendas serão sempre limitadas!

Saulo Da Rós

Saulo da Rós é CEO da Smart Escritório Inteligentes. Especialista em gestão e finanças, tem mais de 10 anos de experiência em empreendedorismo. Siga-me no Instagram.
Saulo Da Rós