Saiba 4 formas de diminuir gastos com uma boa gestão estratégica

Publicado em 1 de setembro de 2015
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Fonte: Saiba como diminuir custos

Neste artigo começaremos a compartilhar dicas e informações para a redução de custos em diversas áreas de seu negócio.

 

1)    TENHA CLAREZA DOS CUSTOS 

Muitas empresas só começam a cortar gastos quando estão em um momento de sufoco, geralmente sem uma avaliação prévia e acabam cortando recursos essenciais para os resultados da organização. Por isso, torna-se necessário ter clareza de todos os custos da empresa e um fácil acesso ao seu histórico, efetuando cortes apenas aos que menos interferem no lucro e na qualidade do serviço/produto.

Na SMART Escritórios Inteligentes, os diretores Saulo e Pedro Da Rós reúnem-se mensalmente com a Gerente de Operações Gislaine Dias e o departamento financeiro para verificar as despesas do mês anterior e reavaliá-las para o mês seguinte. “Cortamos tudo aquilo que não afetará a qualidade do nosso serviço, bem como, o que não comprometerá a produtividade e a qualidade de vida de nossos colaboradores”, afirma Saulo.

 

2) INCLUA A REDUÇÃO DE CUSTOS NAS METAS

Tenha em mente que, quanto menos gastar, mais ganhará. Quanto mais inteligentes forem seus investimentos, mais eficiente será sua empresa e interessante seu resultado. O planejamento estratégico de uma empresa deve incluir não somente o aumento das vendas em suas metas, mas também, as de redução de gastos, após feita a análise dos custos. Desta forma torna-se possível a definição dos caminhos que levem aos índices necessários e desejados.

 

3) ENGAJE SUA EQUIPE 

Os colaboradores são peças-chave para que ocorra a redução de custos e a comunicação interna deve ser priorizada para que toda a equipe faça parte dessa causa, desde a limpeza à diretoria. Uma forma de tornar os cortes mais eficazes é envolver todo o quadro na definição das metas e utilizar parte da economia realizada como premiação ao time, assim que elas forem alcançadas. Essa estratégia poderá ser utilizada na diminuição do consumo de itens como material de escritório, energia elétrica e manutenções em geral.

 

4) PRIORIZE O ATENDIMENTO AO CLIENTE 

Afinal, quem paga os salários dos colaboradores, os patrões ou os clientes? Esta resposta deve ser analisada com carinho.

O planejamento de redução de custos não pode desviar a atenção sobre a qualidade e eficiência do atendimento àqueles que são a fonte de recursos de uma empresa, para que os cortes não repercutam negativamente sobre eles. Uma pizzaria, por exemplo, que economiza com recheios mais baratos e também atendentes sem experiência pelo menor custo com salários, com certeza causará incômodo aos fregueses e, com isso, perderá vendas e clientes.

Saulo da Ros

Saulo da Rós é CEO da Smart Escritório Inteligentes. Especialista em gestão e finanças,tem mais de 10 anos de experiência em empreendedorismo. Siga-me no Instagram.
Saulo da Ros