Coworking x Sala Comercial: Quais as vantagens?

Fonte:

Regra: Não existe regra! Portanto, não tem nada que defina qual o melhor espaço pra sediar a sua empresa, além do contexto que ela se encontra. Sendo assim, há momentos que a pedida é o Home Office, em outros usamos o escritório do amigo e até temos casos bem conhecidos de empresas que começaram até na garagem de casa. No entanto, há um momento em que a empresa precisa ficar mais estruturada. É provável que surgirá a dúvida: Alugar uma sala em um prédio comercial ou participar de um espaço de Coworking?

Em suma, cada uma dessas opções terão questões a favor e contra e que vão influenciar a decisão do empreendedor, além do funcionamento da empresa. Dessa maneira, se você está nessa dúvida, entre um espaço de coworking ou um espaço em prédio comercial, vamos falar aqui sobre algumas dessas questões:

Sala Comercial X Coworking: Vantagens de ter sala em prédio comercial

Fachada de prédio comercial alto padrão: coworking é melhor opção
Fachada de um prédio comercial: pouco inovador

Personalização do espaço

No espaço em prédio comercial você tem a oportunidade de personalizar da forma que você quiser. Nesse sentido, por ser um espaço exclusivo, você pode fazer as reformas que quiser, usar as cores que lhe agradam e deixar o ambiente do jeito que agradar o trabalho da equipe. Mas tudo isso envolve planejamento, custos e manutenção.

Empresas com muitos funcionários

Salas em prédio comercial são melhores para empresas com muitos funcionários. Por isso, com um grande número de integrantes na equipe, é preciso alugar uma sala bem maior ou até mesmo um andar inteiro para garantir um ambiente de trabalho adequado para todos, com mobília e estrutura.

Procura fácil em qualquer localização

É fácil de achar uma sala em prédio comercial. Assim, é o modelo tradicional, culturalmente desenvolvido e tem por toda parte. Ou seja, em qualquer bairro que você procure, você achará nos mais diversos preços e localidades.

Sala Comercial X Coworking: Vantagens de trabalhar em um coworking

Sala de coworking alto padrão: ambiente inovador e multiplicador
Sala compartilhada: Ambiente multiplicador

A praticidade do boleto único de um Coworking

Todos os seus custos resumidos a um boleto de pagamento. Desse modo, é esse o nível de praticidade que uma estrutura de Coworking proporciona pra você. Já uma sala em prédio comercial te traz várias questões, como: móveis, planos de internet, contratar equipe de reforma, dentre outras várias que consomem tempo, investimento e energia. Por outro lado, uma sala em um coworking te dá a possibilidade de não ter todo esse trabalho. Nesse sentido, você pode procurar a empresa que mais se adéqua ao estilo da sua empresa e da sua equipe, fechar o contrato e está tudo certo! Dessa maneira, pagar um boleto será a única preocupação que você terá com o seu processo, sem nenhum problema.

Coworking e Networking

Naturalmente, um dos melhores benefícios que um ambiente de coworking pode proporcionar é a possibilidade de construção de uma networking. No entanto, essa possibilidade em ambientes fechados, em prédios comerciais, não aconteceriam. Assim, um ambiente aberto, cooperativo e com vários profissionais de outras áreas e de outras empresas pode trazer, primeiro, várias oportunidades de interação e aprendizagem e, segundo, oportunidades de trabalho e desenvolvimento da sua empresa com profissionais qualificados. Por exemplo, para qualquer demanda que você tiver para bom andamento do seu negócio, você pode encontrar em sua volta indicações ou até mesmo quem possa executar o trabalho pra você. E de forma rápida fechar contrato.

Time de manutenção

A manutenção da limpeza do espaço fica por conta da administração. Portanto, não é uma preocupação que você precisa ter, a de manter a estrutura limpa e asseada para sua equipe. Contratar pessoas para executar os serviços de limpeza é uma preocupação constante em empresas hospedadas em prédios comerciais. Portanto, espaços de coworking contam com uma equipe de limpeza que está sempre deixando o ambiente perfeito e garantem também o café e chá a todo momento para conforto do seu time e dos seus clientes.

Estrutura coletiva do espaço de coworking

Você, estando em um escritório de coworking, pode aproveitar a estrutura coletiva do espaço. Nesses espaços, as áreas comuns têm toda a mobília necessária para propiciar um confortável ambiente de trabalho e integração. Além disso, contam com espaços de reuniões, treinamentos e atendimentos que forem necessários para o processo da sua empresa. Dessa maneira, você não precisa receber seus clientes em espaço compartilhado, por exemplo. O espaço que você trabalha é chamativo, dinâmico, promove a criatividade e interatividade, coisas que vão impressionar o seu cliente e, com certeza, motivarão sua equipe.

Clique aqui para conhecer e contratar os serviços da SMART Escritórios Inteligentes!

Saulo Da Rós

Saulo da Rós é CEO da Smart Escritório Inteligentes. Especialista em gestão e finanças, tem mais de 10 anos de experiência em empreendedorismo. Siga-me no Instagram.
Saulo Da Rós