Esqueça aquela figura do chefe autoritário e distante, que exige da equipe resultados sem se integrar a ela. A tendência do século XXI é “liderança”. O que as empresas e o mercado buscam atualmente é alguém que, além de gerenciar o trabalho e um time, saiba motivar por meio de boa relação e exemplos positivos.

Em geral, um chefe isenta-se da responsabilidade quando alguma coisa não dá certo e, muitas vezes, quando um objetivo é alcançado, toma todo o mérito. Um líder divide as responsabilidades, identificando as habilidades e dificuldades de cada um para encontrar o melhor caminho a ser seguido. Por isso, para ser um bom líder é necessário saber ouvir e se comunicar com o resto do grupo, respeitando as ideias e sugestões de todos e mantendo o moral elevado. É preciso integrar e incentivar a equipe, guiando-a para o sucesso.

A trajetória para exercer uma liderança transparente e sustentável nem sempre é linear. O processo de determinar o desfecho de imprevistos está diretamente relacionado às experiências cotidianas. Os líderes de excelência são aqueles que tomam decisões instintivas.

Também encorajam os outros a expressarem suas opiniões. Incentivar a equipe é um papel fundamental para criar um ambiente onde todos tenham confiança em expor seus pontos de vista. Fazer perguntas e pedir conselhos ajuda no desenvolvimento das atividades. É papel do líder concentrar o diálogo entre os membros do grupo para chegar a uma conclusão estratégica.

Sabe aquela história de que atitudes valem mais do que palavras? Isso também entra no papel da liderança. São nas ações do líder que a equipe vai se inspirar e adquirir confiança. Da mesma forma, os membros da equipe querem saber se estão tendo um bom desempenho. Por isso é essencial dar o feedback sobre a atuação de cada um, dando sugestões sobre os pontos negativos e destacando os positivos. Saber reconhecer seus erros. Também é um ponto chave. Ao ser capaz de pedir desculpas, transmite a mensagem de que a busca pela ação correta é uma prática natural e constante. Desta forma nasce um relacionamento de confiança mútua.

Se você sabe se adaptar a novos contextos, se relaciona bem e sabe trabalhar em equipe, valorizando, encorajando e ajudando os colegas, está no caminho certo para a liderança!

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